Em entrevista coletiva à imprensa do RS, o prefeito de Porto Alegre José Fortunati apresentou na manhã dessa segunda-feira, 28, o projeto de metrô para a cidade de Porto Alegre e o cadastramento deste mesmo projeto no PAC da Mobilidade Urbana. Até o dia 2 de abril, através do seu site, o Ministério das Cidades, que tem orçamento disponível de R$ 18 bilhões, recebe projetos das cidades que estão divididas em três grupos. Porto Alegre está no grupo 1, que conta com mais recursos a serem gastos (R$ 2,4 bilhões). Dia 12 de junho a presidenta Dilma anunciará quais projetos serão contemplados pelo PAC da Mobilidade Urbana, a partir daí os escolhidos terão 8 meses para apresentação de um projeto básico da obra.
Se tudo correr dentro do planejado, o metrô da capital gaúcha (Fase 1) percorrerá desde a Esquina Democrática, no centro, passando pelas Avenidas Farrapos e Assis Brasil, até a sede da Fiergs. O trecho é de 15 km, terá 13 estações de embarque e desembarque e o valor deve ser o mesmo da passagem de ônibus, havendo, então, um sistema integrado de passagens entre metrô e linhas de ônibus. A previsão da Prefeitura é que as obras iniciem no segundo semestre de 2012 e levem de 4 a 5 anos para serem concluídas. O Metrô será subterrâneo, do tipo Cut and Cover, onde se utiliza a construção de túneis rasos com abertura de trincheiras. Ele passará por baixo do corredor de ônibus da Farrapos e Assis Brasil até o Terminal Triângulo e dali irá até a sede da Fiergs em via elevada.
Segundo o site da prefeitura, a modelagem financeira será da seguinte forma: o projeto total tem custo estimado em R$ 2,4 bilhões. Com as isenções fiscais estaduais e municipais, o valor fica em R$ 2,2 bilhões. A prefeitura solicitará R$ 1, 58 bilhão do Orçamento da União. A contraprestação da prefeitura será de R$ 300 milhões, na fase de operação do projeto, dividida em 15 anos. Além disso, no valor total estão inseridos R$ 323 milhões, que serão financiados pelo futuro concessionário.
O prefeito ainda adiantou que está prevista uma fase 2, com a construção de um segundo trecho, que vai da avenida Borges de Medeiros até a avenida Bento Gonçalves (extensão Antônio de Carvalho), com 10,92 km.
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