segunda-feira, 7 de março de 2011

Filme de Segunda

Toy Story 3
O curioso é que só depois de acabar de assistir ao Toy Story 3, com os olhos marejados de chorar, é que fui (re)descobrir que o primeiro filme dessa vitoriosa franquia da Disney e da Pixar era da 1995. Um divisor de águas no cinema, Toy Story foi a primeira animação feita por computação gráfica. Tinha comigo que o primeiro filme era de 2001 ou 2002 e a sequência algo por volta de 2005. Já não tinha mais ideia da distância dos dois primeiros filme. Toy Story 2 é lançamento de 1999, e o terceiro filme vem depois de uma década de hiato.
Prova do sucesso da franquia é não ter caído no esquecimento mesmo depois de uma década e de uma sacola de filmes, bons filmes, de animação gráfica que são lançados todos os anos. Inclusive pela Pixar e Disney. Toy Story sempre esteve muito presente nesse meio e sempre foi referência.
A direção do terceiro filme da franquia muda, é de Lee Unkrich, que co-dirigiu o segundo filme e vários outros sucessos da Pixar. É seu primeiro filme como diretor. O bom roteiro de Toy Story 3 é assinado pelo oscarizado Michael Arndt (Pequena Miss Sunshine - 2006). Não à toa o filme foi indicado ao Oscar de Melhor filme de 2010. Retomar as histórias de amizade do cowboy Woody foi um acerto, ainda mais da maneira que foi feito.
Em Toy Story 3, o garoto Andy já está grande, tem 17 anos e está indo pra faculdade. Woody, Buzz e os demais brinquedos vivem o dilema de não servirem mais para Andy, de estarem esquecidos dentro de um baú. O filme trata de seguir a vida, ter de lidar com novas etapas, como encarar o novo e olhar para o velho. Toy Story 3 tem muito de comédia, bastante de aventura e bastante de drama. É o mais completo da franquia.
Depois de assistir aos extras do DVD, making of e afins, tive a impressão de que o filme não foi feito pra criançada de hoje, mas sim para criançada de ontem! Foi feito pra mim, por exemplo, que, em 95, tinha 6 anos e assisti deslumbrado aquele filme com bonecos que falam e se mexem quando não estamos vendo. Assim, de novo em 99. Agora, em 2011, quero saber como ficaram Woody, Buzz, o cabeça de batata! Eu sei que Andy não seria criança pra sempre, como eu não fui... E como fiquei feliz de ver o desfecho da franquia Toy Story, como me emocionei com o medo daqueles bonecos, o medo de serem esquecidos
A última cena é algo sensacional. Aquilo, interpretado por atores de verdade seria uma preciosidade. E não deixa de ser, da maneira que é, pela dublagem (tanto a estrangeira quando a brasileira), pelo roteiro, pela situação. Não deixe de assistir Toy Story 3, não deixe de voltar a ser criança quando tiver a oportunidade. Bom cinema, como tem muito feito a Pixar, é das melhores oportunidades.
Classificação PoA Geral
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
- Inclassificável   

Nenhum comentário:

Postar um comentário