sexta-feira, 25 de março de 2011

Festival El Mapa de Todos - Música, Integração & Cultura Digital

Em Abril, Porto Alegre hospedrá um importante evento de integração cultural, o festival El Mapa de Todos que, em três noites no Bar Opinião, apresenta 12 bandas nacionais e 6 iberoamericanas, vindas de Uruguai, Argentina, Chile, Venezuela, México e Espanha. Além da música, o festival também promove um seminário que discute circulação, capacitação e mídia digital na atual cena musical e cultural da América Latina.
El Mapa de Todos, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de abril, é iniciativa da parceria entre as produtoras Senhor F, do Brasil, e Scatter Recs, da Argentina, e conta com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet. O preço do ingresso é, digamos, simbólico: R$ 10 ou  R$ 25 o passaporte para as três noites.
Curioso como é mais fácil uma banda brasileira conseguir público nos países vizinhos do que um grupo hispânico se consolidar no mercado brasileiro. Para o jornalista, produtor e pesquisador musical Fernando Rosa, que é estudioso da história do rock da América do Sul e cabeça da Senhor F, "a América do Sul, em especial, vive novos tempos de integração, depois de décadas de divisão e isolamento cultural, do que é exemplo o Mercosul, que favorece novas ações em todos os campos da vida da região".


11/04 - Sergunda-Feira
14h30 - Seminário: Integração Pela Música - Coordenação: Casa de Cultura Mário Quintana

12/04 - Terça-feira
- 14h -Seminário: Espanhol x Português: Uma Falsa Barreira para a Integração - Coordenação: Instituto Cervantes Álvaro Martínez - Cachero Laseca (Diretor)
- 21h - Reino Elétron (Brasil)
- 21h50 - Arthur de Faria e Seu Conjunto (Brasil)
- 22h50 - Gepe (Chile)
- 23h50 - Xoel Lopez (Espanha), Pablo Dacal (Argentina) e Franny Glass (Uruguai)
- 00h50 - Frank Joge & Banda (Brasil)

13/04 - Quarta-feira
- 14h - Seminário: Circulação Independente - Festivais e a Música Pós-Internet - Coordenação: ABRAFIN - Fabrício Nobre (Diretor de Relações Internacionais)
- 21h - Sociedade Bico de Luz (Brasil)
- 21h50 - Do Amor (Brasil)
- 22h50 - Contra Las Cuerdas (Uruguai)
- 23h50 - Los Mentas (Venezuela)
- 00h50 - Wander Wildner (Brasil)

14/04 - Quinta-feira
- 16h - Seminário: Qualificação Profissional - Gestão, Políticas Públicas e Novas Formas de Atuar - Coordenação: Força Sindical – Cláudio Janta (presidente)
- 21h - Watson (Brasil)
- 21h50 - Superguidis (Brasil)
- 22h50 - Los Negretes (México)
- 23h50 - El Mato a Un Policia Motorizado (Argentina)
- 00h50 - Macaco Bong (Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário