domingo, 27 de fevereiro de 2011

Eu não sei o que esses ciclistas têm na cabeça

Por Alves Rodrigues
Tem um maluco solto na cidade. Quer dizer, um só não, tem um monte deles. Mas me refiro a um psicopata em especial. Um que foi visto na noite da última sexta-feira (25), armado de um Golf preto e tentando assassinar o maior número possível de ciclistas participantes do Massa Crítica (movimento gaúcho pela valorização da bicicleta como meio de transporte).
Eu não sei o que esses ciclistas têm na cabeça. Não sei de onde eles tiraram a ideia de que têm o direito de usarem as rua de Porto Alegre sem o prévio consentimento da EPTC. Ora, onde já se viu? Desaforados. Esses caras estão pensando o quê? Que vão mudar o mundo? Não respeitam o sagrado direito de ir e vir (de carro, é claro). As ruas de Porto Alegre e da região metropolitana são para os carros, não são para pedestres, ciclistas, carroceiros, catadores de lixo reciclável e seus carrinhos que dificultam a "mobilidade urbana". Lugar de ciclista é nos parques. (Na ciclovia transformada em estacionamento é que não pode ser.) Pelo menos é isso que parece pensar o sr. Vanderlei Capellari, diretor da EPTC, que alega que a empresa não foi informada sobre a intenção do grupo de pedalar pelas ruas da Capital. Isso não me parece fazer sentido, e por dois motivos: o primeiro é que o Massa Crítica se reúne toda última sexta-feira do mês já há bastante tempo, fico surpreso com o desconhecimento do senhor diretor; e o segundo é que se essas mesmas pessoas resolvesse se encontrar no mesmo lugar em que se encontraram na sexta-feira, no mesmo horário e percorrerem as mesmas ruas, de carro e não de bicicleta, não precisariam "pedir" nada para a EPTC. Bicicleta não é meio de transporte, não é veículo? Ciclista não é um personagem do trânsito como outro qualquer?
Atropelamento intencional, acreditem, não é tentativa de homicídio, é "lesão corporal". Ao menos é o que acredita o delegado Gilberto Almeida Montenegro, diretor da Divisão de Crimes de Trânsito de Porto Alegre. Eu juro que pensava que se eu tivesse um carro e o usasse para passar deliberadamente sobre um grande grupo de pessoas, ia acabar me incomodando. Estava enganado. Isso não me causaria problema se essas pessoas estivessem desrespeitando o indiscutível direito de ir e vir dos egoístas mauricinhos de classe média em seus carros financiados a longo prazo. "Aqui não é a Líbia", disse o delegado, "aqui todos têm liberdade de manifestação, desde que avisem as autoridades". Quer dizer que é assim? Se as autoridades permitirem eu posso ser livre? Oba, viva a liberdade.
Não deveríamos estar tão surpresos com as declarações destes representantes do Estado. Lembram do jardineiro de Brasília? Se não lembram vou contar. Vou contar aquela história de um ministro (por ironia, Ministro dos Transportes) que voltava, na companhia de seu filho, de um churrasco regado a bebida alcoólica lá na Capital Federal. Dizem que quem dirigia era o filho do ministro, dizem que não tinha bebido. Não sei. Sei apenas que um jardineiro, um trabalhador, foi atropelado e abandonado caído no asfalto. Ficou lá, não teve assistência dos atropeladores. Julgados, pai e filho foram inocentados da acusação de omissão de socorro. A Justiça (cega) concluiu que por estar a vítima já morta, não havia mal nenhum na atitude dos atropeladores de irem para casa e de lá ligarem para a polícia. Ninguém foi preso, mas, magnânima, a Justiça "condenou" o réu, o filho do ministro, ao pagamento de algumas cestas básicas. Eu sei que a Justiça tem de ser cega, mas não acho que devesse levar a coisa tão ao pé da letra.
O caso do atropelamento em massa aqui de Porto Alegre parece que seguirá pelo mesmo caminho. Mesmo antes da identificação do atropelador, Polícia Civil e EPTC já encontraram alguém para culpar: as vítimas.
Parecia bobagem a figura que eu fiz no post anterior, aquele sobre o metrô de Porto Alegre, mas podem acreditar que assim mesmo que pensam as autoridades quando falam de mobilidade urbana. Em suas mentes, a imagem de ruas repletas de carros circulando sem serem atrapalhados por pedestres ou outras formas de transporte é a imagem da cidade ideal, moderna, desenvolvida. Quem sabe, quando construírem o tal metrô, não construam também, paralelo aos trilhos, uma ciclovia? Ficaria perfeito. Lugar de ciclista, nas modernas metrópoles capitalistas do Brasil do terceiro milênio, é junto com os trabalhadores: debaixo da terra. O cara do Golf preto só quis ganhar tempo e mandar os ciclistas pra lá de uma vez, não teve paciência de esperar o metrô ficar pronto.

*Alves Rodrigues mantém o blog Somos Todos Torcedores e o twitter @lvesrodrigues

4 comentários:

  1. Carro paga IPVA, carro usa gasolina que paga ICMS, usa mecânico que paga ISS e ainda paga algumas multas por radares colocados de forma não a coibir infrações, mas colocados para pegar os distraídos e arrancar-lhe alguns reais pela distração.

    Bicicleta não rende nada disso, não pode incentivar a população a trocar o carro pela gratuita bicicleta! Como vai ficar a arrecadação assim?

    O fato de todo mundo ficar preso no trânsito em ruas congestionadas é mero detalhe... O que importa é a saúde financeira do Estado e do Município.

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  2. Tchê tá perfeito teu texto se n fosse um detalhe q eu percebi em vários outros textos na rede.
    Pelo q entendi nestes textos, incluindo o seu, é de que protesto só pode c a autorização do poder público!! Mas isso n é verdade!!!
    O q as autoridades estão dizendo, é q deveria ter algum agente, como os da eptc, acompanhando para fornecer segurança às pessoas q participam do movimento.
    Alguns textos mencionaram até a questao de pq n tocamos o carro no dia q tem show ou jogos no beira-rio, sobre as pessoas? pq lá alem de ter muita gente e q daria até pra fazer isso, tem agente da eptc e brigada pra cuidar a segurança das pessoas contra algum retarddado mental como este de sexta.
    Eu acho fantástico o movimento, mas n custa nada mandar um oficio pra eptc. se isso fosse feito e o evento tivesse ocorrido assim mesmo, c certeza a frases q lemos de nossas autoridades seriam outras, pq o movimento teria o apoio das autoridades.
    Mas como n o fizeram eles se aproveitam e metem o pau.
    Eu entendo perfeita mente o direito de se manifestar, mas existem pessoas de família e mais velhos q temos q zelar pela segurança de todos. Caso contrário o movimento ao invés de engordar ele vai se reduzir, como disse um colega num texto "as pessoas tem medo!".
    Sö pra que conste eu sou ciclista porém faço meu freeride pela cidade com meus amigos e detesto o asfalto justamente pq sei q existe um bando de idiotas mentecptos atras dos volantes. TENHO MEDO!!
    Um grande abraço e excelente texto.
    Giovane

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  3. Essa questão de avisar a EPTC é controversa. Caso estivesse lá, duvido que tenha acontecido o que aconteceu. É uma lado da história.

    Mas o bicicletada não sei se ainda tem uma conotação de protesto. Pois acontece todo mês, com hora marcada e lugar certo para sair. E vai quem quiser, não precisa ter cadastro nem nada. É um movimento, diria, natural. Como eu pegar minha bike e sair de casa para dar uma volta, não aviso a EPTC quando faço isso.

    Talvez seja por aí... talvez não seja...

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  4. Pois é. Carro pede autorização para sair de casa? Que ideia bizarra essa de bicicleta ter de pedir. Inventaram isso. Não está em lugar nenhum. Estão cagando regras, como sempre.

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