segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Filme de Segunda

Superbad - É hoje
Nessa coluna, já comentei sobre a categoria "filme de mulherzinha". Superbad é o inverso desse gênero, é filme de guri. Não digo de homem, porque necessariamente quando o homem assiste ao filme, se sente como nos tempos de guri. Ao contrário do outro gênero, Superbad não é filme romântico, nem cabeça, nem de reflexão e auto-ajuda, é mais uma auto-piada, com palavrões e namoricos, filme para dar risada de si mesmo mais do que dos outros.
O filme não é novidade nenhuma, já é de 2007. Tem a direção do Greg Motolla e é produzido por Judd Apatow, nome por trás de comédias bem sucedidas na década, como O virgem de 40 anos, Ligeiramente grávidos e Loucuras de Dick & Jane. O roteiro assinado por dois jovens, segundo eles, tem muito de realidade, inclusive Seth Rogen e Evan Goldberg dão nome aos dois principais personagens: Seth, o gordo, e Evan, o magro.
Seth e Evan são amigos inseparáveis, no último ano do colegial e nada populares na escola. Não chegam a ser os nerds da turma, mas são os únicos que conversam com ele, o nerd McLovin, personagem hilário. Esse trio está prestes a entrar na faculdade, se deparam com a eminente separação, de ir cada um para um lado na vida pós-escola e, pior!, entrar para a faculdade ainda sendo virgem.
Claro, da maneira mais clichê possível, como nas nossas vidas também é, a chance deles é a última festa da escola. E por um acaso qualquer, Seth e Evan ficaram como os encarregados de conseguirem a bebida alcoólica da festa. Conseguir bebida, nos EUA, sendo menor de idade, é quase impossível. A comédia gira em torno dessa missão, a última chance de não serem os fracassados da escola.
Superbad é como um American Pie, porém com mais neurônios e amadurecido. A dupla principal de atores tem uma química sensacional, transmite a amizade verdadeira dos personagens, dois tipos que passam se empulhando (sabe? Como perguntar do Mário...). Michael Cera, que faz o Evan, é um cara em ascensão, tem feito muitos filmes legais, como Juno, e agora o Scott Pilgrim, e funciona muito bem para esse tipo de papel. Gosto bastante dele, me lembra muito o Bill Murray, não no estilo, mas no sentido de ter uma fisionomia muito particular, que pouco muda em cada trabalho mas que, ao natural, é engraçado.
É um filme pra ser ver na tela. Me vejo muito em Superbad, nas piadas, nos diálogos de Seth e Evan, nos personagens de Cera. Filme pra homem rir e mulher achar besteirol, mas com boa vontade diverte todo mundo. Superbad se acha fácil na internet e em DVD. Boa pedida!

Classificação PoA Geral
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
X Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruinzinho
- Péssimo
- Inclassificável

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário