sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fumar um narguilé

Tenho a impressão que desde a novela Caminhos das Índias o tal do narguilé se popularizou, mais especificamente entre o público jovem. O cara não fuma cigarro, não fuma maconha, mas às vezes se reuni com os amigos para beber "um pouco" e jogar conversa fora durante uma sessão de narguilé, afinal não há problema, pois as impurezas da fumaça são filtradas pela água aquecida dentro do objeto e ainda tem aroma de maçã, pêssego ou hortelã.
Tudo ilusão.
Ouvi na última quinta-feira a notícia que o narguilé faz mais mal do que se imagina. Foi noticiado na Voz do Brasil que, por sinal, é muito bom de se ouvir, um excelente noticiário. Fui atrás da informação e encontrei um estudo de janeiro de 2009, da Universidade de Brasília (UnB), que apresenta dados impressionantes.
Em uma sessão de Narguilé de, em média, 80 minutos, o usuário fuma o equivalente a 100 cigarros. Apenas 5% das substâncias, na verdade, são filtradas pela água aquecida. E a informação de que não causa vício é falsa, devido a alta concentração de nicotina. O cachimbo d'água, por exemplo, tem concentrações de nicotina que giram em torno de 4%, já o cigarro tem em média 2% da substância.
Não raro menores de idade fazem uso do narguilé, talvez até com certa inocência. Inocência, inclusive, que não têm para outras drogas, as quais consomem sabendo seu potencial destrutivo e viciante. Há um forte engano quanto ao uso do narguilé, que precisa definitivamente cair por terra.

Mais sobre o assunto em http://www.destaquesp.com/index.php/Saude/Prevencao/os-perigos-do-narguile.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário