sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cinema e história

Não é o internacional e pomposo 1001 filmes para ver antes de morrer, mas é o Cinema e História - Guia de filmes, um livro independente, do jornalista, professor e historiador Alexandre Ayub. O livro tem 115 páginas, aborda quase 150 filmes, trazendo sinopse, ficha técnica e contexto histórico.
Para quem gosta de cinema e não quer gastar tanto quanto gastaria comprando um guia com 1001 filmes, o livro do Ayub é uma ótima pedida. Como a distribuição é independente, não se acha em todo lugar, mas na Livraria Cultura eu sei que tem, com o precinho bem bom.
Há pouco tempo, Alexandre esteve no Programa do Jô divulgando o livro. Ele inclusive já foi meu professor, e como professor sabe ser engraçado e ensinar. É um ótimo cara, que gosta de conversar e falar bastante. 

Teve dois blocos no Jô Soares, foi muito mais interrompido do que entrevistado, mas ficou engraçado. Vou colocar aqui a primeira parte, no Youtube tem mais três:

 

Um comentário:

  1. Bem, tê-lo como professor de História foi uma experiência bem incentivadora quanto à busca pelo conhecimento. Agora, vê-lo encenar no Programa do Jô foi algo realmente fascinante!!!

    Gostei muito da observação que ele fez sobre os filmes apresentarem somente a "arte pela arte". É claro, não descarto a boa emoção de assistir a filmes apenas fictícios, no entanto, é um passo a mais em prol da educação ter filmes com fim didático.

    Até mesmo procurarei pelo livro dele...

    Matéria excelente, Luiz!

    ResponderExcluir