sábado, 24 de abril de 2010

O favoritismo do Inter

O ditado diz que Grenal não tem favorito. Nem todos tem, é verdade. Mas o primeiro clássico decisivo do Gauchão 2010 tem, e é o Internacional. Isso não quer dizer que o Colorado já ganhou, mas o momento do Inter é sensivelmente melhor e a tendência é que esse momento se reflita em campo.

Ambos vem de uma classificação. O Inter na Copa Libertadores, o Grêmio na Copa do Brasil. A diferença foram os resultados, pois o Tricolor se classificou perdendo de 3 a 2 pro Avaí, em Santa Catarina, num jogo em que foi muito mal. O Colorado passou à segunda fase da Libertadores com uma vitória consistente de 3 a 0 sobre o Deportivo Quito.

O Grêmio já não tem um dos seus principais jogadores, o articulador Douglas. Na sexta, Silas perdeu Fábio Santos para o clássico. De qualquer forma, no domingo o Grêmio entra em campo com seu lado esquerdo descaracterizado e com improvisações, pois Silas não tem outro lateral esquerdo como opção. No 3-5-2, Hugo pode fazer a função, se mantido o esquema com 4 zagueiros provavelmente Joilson seja improvisado por ali. Ou seja, qual for a opção do treinador nenhuma delas atende, teoricamente, às exigências de um jogo tal qual o Grenal.

O Inter também terá um lado esquerdo diferente. D'Alessandro deve ser poupado e Kléber já está confirmado, não joga. Mas jogam Giuliano, no meio, e Juan, na lateral. As opções de Fossati são mais satisfatória. Junta-se aí a boa fase de Andrezinho, empolgado com a titularidade momentânea e ainda fator Beira-Rio. Quem joga em casa tem vantagem, e isso vale para o próximo Grenal, domingo que vem, no Olímpico.

A vantagem do Colorado é fora de campo, antes do jogo. Nada impede que o Grêmio desmanche esse favoritismo ao rolar a bola, mas até pelo retrospecto dos últimos clássicos dá pra chegar a conclusão que isso é difícil. Embora ache que o campeão não seja definido logo nesse primeiro Grenal, só a próximo semana nos dará uma noção de quem pode levantar a taça no Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário