quarta-feira, 31 de março de 2010

Tentando entender

Ainda não consegui captar os motivos de Marcelo Dourado se tornar, a partir de um certo momento do programa, o favorito ao prêmio de 1,5 milhão de reais. O BBB nem deveria ser motivo para grandes reflexões, pois se trata apenas de UM programa de entretenimento, de UMA emissora de televisão, que acontece UMA vez por ano, e num país de proporções continentais, é natural que a audiência se dissolva entre as inúmeras atrações televisivas. Antes fosse.

Dourado venceu o BBB10. E faturou o programa com 60% dos votos de um total de 150 milhões - os números são mais ou menos esses. É muita coisa. A audiência do Big Brother Brasil é muita coisa, é exagerada. Então, o resultado do programa, e o perfil do ganhador quer dizer alguma coisa. O que? ainda não sei. 

No BBB da diversidade, o vencedor, o aclamado pelo público, foi o estereótipo do machão, brigador, um "homem à moda antiga". Um figurão que nada combina com o que se desenha para o século XXI. Quando, na casa, estava repleto de outros tipos que representavam esse tipo mais moderno, receptivo às diferenças, ou com mais facilidades para conviver com elas. 

Talvez seja delírio meu. Talvez o resultado do BBB não queira dizer nada. Li uma boa no twitter: a vitória de Marcelo Dourado não é sinal do preconceito do brasileiro, apenas venceu o melhor personagem.

Aqui pelas bandas do Rio Grande do Sul, pessoas vibraram como gol de Grêmio e Inter. Alguns, só pelo fato de Dourado ser gaúcho, e existir toda aquele bairrismo que até certo ponto se torna uma bobagem. Qualquer besta quadrada que se declarasse gaúcho, ganharia imensa torcida aqui no RS. Vai entender.

Vi outros falarem de se tratar de quem falou a verdade. E destacavam: VERDADE! Mas que verdade é essa?

Não estou querendo posar de intelectual que não gosta de BBB. Afinal, não sou intelectual e gosto do programa. O porquê de alguém torcer para um dos participantes  já desisti de entender. Agora só quero entender por que o anti-herói se tornou de uma hora para outra um personagem tão querido. Queria saber o que realmente isso quer dizer.   

4 comentários:

  1. che, ontem aqui perto de casa soltaram ate foguete deu uma gritaria parecia final de libertadores, mas pelo que se deve tanta? alegria,tanta emoçao? eu nao acompanhei o BBB entao nao tenho opinião formada a respeito do vencedor,mas por vafor no que isso muda a vida das pessoas? para que drecionar tanta atençao para um grupo de pessoas que nao faz ideia que tu existe? só pode ser o pão e circo.

    ResponderExcluir
  2. Ok... Ao meu ver, ele foi o Tiro pela Culatra da Globo mas que no final deu certo... Queriam fazer o "BBB da Diversificação", mostrar que eles estariam abertos aos "Coloridos", sem preconceito e tal... Começa a ser um preconceito, tratando eles de forma diferente, como eles mesmo se tratam, assim como os negros. A Grande ideia da Globo, colocar um Lutador de Vale-Tudo, Gaúcho e com essa imagem de Machão a moda antiga... Ele chego e falou que não gostava desssa viadagens, de ficar ouvindo sobre home se pegando e tal... Ele falo o que 90% da população gostaria de dizer e não tem coragem... Essa é a verdade, o que o povo pensa... Pra ser Politicamente Correto, ninguem diz isso, mas no fundo pensam assim como ele... Não é Homofobia como dizem, ou Preconceito, é soh uma questão de gosto e opnião sem deixar de respeitar a opção dos outros... E acredito que foi ai que ele se destaco, sendo Digno em falar abertamente o que ele pensa, sem ficar se fazendo... E em nenhum momento isso implica ou atrapalha na evolução do país como alguns andam dizendo por ai, que o Brasil não vai pra frente e tal por gente que pensa que nem ele... Muito pelo contrario, acho que com o pensamento livre e sem medo de dizer as coisas eh que há mais chances de melhorar... Opiniões e Gostos, por mais diferentes que sejam, devem ser respeitados... Seja o "Macho da Moda Antiga" o Gay, o Ateu, o Ultra Religioso... Desde que nenhum passe do limite...

    ResponderExcluir
  3. "para que drecionar tanta atençao para um grupo de pessoas que nao faz ideia que tu existe?"

    Se for pensar assim, não ia existir o Futebol...

    Torcer pra um time, que eh um grupo de pessoas que nao faz ideia que tu existe!


    Ouvi dizer q varias pessoas ligadas ao Marcelo Dourado soltaram Fogos em POA em Comemoração... Dai justifica... Mas o máximo que eu fiz foi dar muita risada disso tudo... hehehhe

    ResponderExcluir
  4. Eu também acho q o programa não deveria tomar as proporções que alcança, tanto de audiência quanto de repercussão.

    Mas, devido a imensa atenção que o BBB toma do povo brasileiro, acredito que o resultado do programa reflita algum aspecto da população.

    Nem que seja ao menos uma característica momentânea, pois, se analisarmos, o perfil de todos os ganhadores é bem diferente.

    Bom, sei lá...talvez seja aquela história dos personagens mesmo...

    ResponderExcluir