quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Antes tarde do que nunca

Imaginem dois jovens, um americano e uma francesa. Eles se conhecem num trem atravessando a Europa, descem em Viena, sabendo que em 24 horas cada um tem de tomar um rumo diferente. Nessas 24 horas, os jovens se apaixonam e vivem seus primeiros e últimos momentos intensamente, com o acordo de evitar planejar o futuro e nem pensar na despedida. Isso dá um filme. E deu! Dois maravilhosos filmes. Possivelmente estão entre os mais interessantes do gênero nos últimos 15 ou 20 anos.

Falo de "Antes do Amanhecer" (1995) e, sua continuação, "Antes do Pôr-do-Sol" (2004). Filmes que só fui conhecer recentemente, há cerca de 2 meses. Entretanto, cinema bem feito não envelhece. Richard Linklater, diretor e roteirista de ambos os filmes junto de Kim Krizan, fez duas produções baratas, sem nenhum apelo de bilheteria. Mas, inegavelmente, são filmes profundos e encantadores.

A história de "Antes do Amanhecer" é cativante. Deixa no espectador a expectativa de saber o desenrolar daquela paixão quase adolescente de uma noite, o que só ocorre 9 anos depois, numa sequência que supera seu antecessor. A história do americano Jesse (Ethan Hawke) e da encantadora Celine (Julie Delpy) é retomada e tem seu novo capítulo contado no ano de 2004 em "Antes do Pôr-do-Sol".

O segundo filme, de forma alguma, é manobra para se aproveitar do sucesso do primeiro e, assim, lucrar mais alguns milhões de dólares. Um segundo filme era necessário e quem assiste sente isso. "Antes do Pôr-do-Sol" foi sendo modelado durante os 9 anos de intervalo, aos poucos o roteiro foi tomando forma a cada troca de e-mail. Desta vez os dois atores principais, Ethan Hawke e Julie Delpy, participaram ativamente na montagem do roteiro junto com Linklater e Krizan.

"Antes do Pôr-do-Sol" foi filmado em 15 dias, se passa exatamente 9 anos depois do primeiro e único encontro entre Jesse e Celine e acontece praticamente em tempo real, um passeio de duas horas por Paris. O filme além de apresentar uma profunda reflexão e troca de experiências entre os personagens, que falam de suas vidas no espaço de tempo em que estiveram separados, é um show do casal de atores, pois a maioria dos diálogos foi filmado no primeiro take, com alguns toques de improviso. Mas, naturalmente, como o título sugere, o casal tem até o entardecer para resolver alguns anos de incertezas e angústias.

É um completo ato de indelicadeza assistir aos dois filmes numa mesma oportunidade. O espaço entre um e outro foi importantíssimo para o amadurecimento dos personagens, e isto merece o mínimo de consideração. Assista a "Antes do Amanhecer", um romance leve e engraçadinho, deguste como um bom vinho. Um ou dois meses depois, sacie de vez a sua vontade e assista "Antes do Pôr-do-Sol, sequência que encerra de forma maravilhosa aquilo que começou numa conversa despretensiosa dentro de um trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário