domingo, 19 de julho de 2009

Grêmio volta a vencer


Se no GRENAL do centenário colorado, dia 4 de abril, deu Inter, hoje, no centenário do clássico, deu Grêmio. Curiosamente o vencedor faz 2 a 1 sobre o adversário, assim como foram os três primeiros GRENAIS de 2009, vencidos pelo Inter.

As duas equipes apresentaram surpresas na escalação. Autuori improvisou o jovem zagueiro Mário Fernandes na lateral direita, deixando Joilson e Makelele no banco, jogadores mais cotados para a posição durante a semana. Tite, podendo utilizar D'Alessandro, optou pelo 4-4-2 e abriu mão do esquema com três zagueiros. A formatação tática colorada acabou espelhando a do tricolor, porém quando Tite jogou com dois volantes e dois articuladores não foi bem no ano de 2009. Os dois treinadores correram risco, um ao escalar Mário Fernandes, outro ao escalar Andrezinho e D'Alessandro juntos no meio.

O jogo foi jogado na bola, sem muitas faltas e com apenas três cartões amarelos. A primeira etapa foi equilibrada, o jogo se concentrou muito no meio campo, com poucas jogadas perigosas. O Grêmio surpreendeu ao atacar pelos dois lados do campo, Mário não atuou como terceiro zagueiro, e sim como um lateral que saia pro jogo. O garoto não foi bem no primeiro tempo, errou passes e demonstrou nervosismo, mas não lhe faltou atitude. Mário se recuperou no segundo tempo, quando fez grande partida.

O Internacional abriu o placar num lance de contra-ataque, num tipo de jogada em que o Grêmio é deficiente. Depois de cobrança de escanteio no ataque gremista, a segunda bola sobrou livre pro Andrezinho, sem nenhum tipo de marcação, o jogador avançou de uma área a outra e lançou Nilmar. O camisa 9 colorado só teve o trabalho de limpar Souza da jogada e marcar.

Enquanto esteve na frente do placar o Inter viveu seu melhor momento dentro do jogo. Período que durou cerca de 10 minutos, quando saiu o gol do empate gremista, em bela cobrança de falta de Souza. O Grêmio a partir de então assumiu o comando da partida, principalmente no segundo tempo.

Individualidades como Taison e Tcheco sucumbiram à marcação adversária, não foram bem. Andrezinho e D'Alessandro não comprometaram, mas deixaram a desejar. Nilmar e Guiñazu foram os grandes expoentes do Inter no GRENAL, quando pelo lado do Grêmio destacaram-se Souza, Adilson, Réver, Rafel Marques e Mário, esse pelo segundo tempo.

A vitória gremista aconteceu com certeza naturalidade. A equipe de Autuori voltou determinada do vestiário e demoninou o Internacional, constantes viradas de jogo dificultaram a marcação do meio campo colorado. Apesar do segundo gol do Grêmio, anotado por Maxi Lopez, ter saído de cobrança de escanteio.

No fim do jogo o Inter ensaiou uma pressão, mas a atuação do zagueiro Réver foi realmente impressionate, muito seguro em todas as jogadas.

A vitória gremista foi importante do pondo de vista anímico, para a torcida e grupo de jogadores, pois o Grêmio não vencia há 7 GRENAIS, e importante em termos de pontuação na tabela, além dos três pontos conquistados, o Grêmio segura, pelo menos momentaneamente, o seu principal rival na disputa pela liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário