quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ah, o futebol


Semana foi, e continuará sendo, de importantes acontecimentos no futebol sul americano. Quarta, dia 15 de julho, Cruzeiro e Estudiantes decidiram no Mineirão a Copa Libertadores. Dois bons times, com limitações diferentes e virtudes diferentes. O Cruzeiro, com fortes valores ofensivos, é uma equipe veloz; o Estudiantes é um time mais compacto, embora jogue com apenas um volante à frente da zaga, a equipe argentina é dona de um sistema defensivo muito competente.

No empate conquistado pelo goleiro Fábio, em La Plata, o time comandado por Verón foi superior ao Cruzeiro, assim como viria a ser em Belo Horizonte. Assistindo aos dois jogos, a impressão é que um time de homens ganhou de um time de guris. O Cruzeiro é bom time, mas muito deficiente em seu sistema defensivo. A Taça está em boas mãos, ganhou o melhor e mais preparado time.

Detalhe importante é que o título do Estudiantes acaba valorizando ainda mais a Copa Sul Americana conquistada pelo Inter, em cima dos próprios argentinos, com praticamente a mesma equipe, no final de 2008.

Agora, já projetando o final de semana, acontecerá no Olímpico, domingo, às 16h, o que estão chamando de GRENAL dos 100 anos. O primeiro clássico a ser disputado foi em 18 de julho de 1909, meses depois da fundação do Internacional.

Interessante desse confronto é que nem Inter nem Grêmio vão para o clássico em crise. Embora o time de Autuori tenha perdido para o Coritiba nessa Quarta, vem respaldado por duas goleadas sobre Altético Paranaense e Corinthians.


Internacional, que ensaiava entrar em crise até golear o Fluminense, estará desfalcado de D'Alessandro, Magrão e talvez Sandro. Tite manterá suspense sobre o esquema e sobre a dupla de ataque. Contra o Flu, Alecssandro começou ao lado de Nilmar, mas Taison entrou e marcou duas vezes. Chuto o ataque que vem atuando em 2009, Taison e Nilmar.

No Grêmio, também há dúvidas. Na lateral direita, pode jogar Joílson, Makelele, Maylson ou Túlio. A dupla de zaga pode ser a reserva, pois Léo levou terceiro amarelo e Réver se recupera de lesão e pode ser desfalque. No ataque, Maxi se recupera de gripe, mas deve jogar, Herrera também se recupera de lesão e é dúvida. Jonas pode aparecer de titular novamente.


GRENAL nunca tem favorito, esse não é diferente. Resta esperar, assistir e torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário