domingo, 8 de fevereiro de 2009

Deixando a polêmica de lado


Grenal sempre tem polêmica. Impressionante. Impressionante e chato, é sempre a mesma ladainha, reclamações ecoam de ambos os vestiário. O Grenal deste domingo não pode se resumir ao bafafá do gol mal anulado do Grêmio, ou da equivocada não expulsão de Réver ou ainda da denuncia que Taison fez no vestiráio, alegando ter ouvido Roth pedindo ao Léo que batesse nele (Taison).

Grêmio e Internacional jogaram um bom futebol, com esquemas táticos distintos e estratégias diferentes. Tite apostou num meio-campo muito técnico, sem a figura do volantão. A equipe escalada por Celso Roth optou em povoar o meio com seis jogadores, com seus tradicionais três zagueiros, a aposta ofensiva do Grêmio era a aproximação de Tcheco e Souza em Alex Mineiro além do incessante apoio dos alas.

Como o Internacional abriu o placar muito cedo, antes dos cinco minutos de jogo, a superioridade gremista foi ilusória. O Grêmio se impôs de tal maneira que em raros momentos o Inter conseguiu fazer valer sua superioridade técnica exigido muito pouco do goleiro Victor.

Nenhuma novidade no futebol: o time que abriu o placar se acomoda e quem está perdendo vai com todas suas forças ao ataque. Guiñazu e Magrão não deram conta das investidas de Fábio Santos e Ruy pelos lados e nem de Souza e Tcheco pelo meio. Sobrou pra dupla de zagueiros e para o goleiro Lauro, bastante acionado no primeiro tempo e sempre muito competente. Apesar de sair derrotado o Grêmio foi superior ao Internacional no primeiro tempo. A infelicidade de Willian Margrão ao fazer gol contra custou caro à equipe de Roth.

O segundo tempo foi uma partida rigorosamente equilibrada. O Grêmio abdicou de um volante para por Jonas ao lado de Alex Mineiro no ataque. Tite sacou Alex do time e encorpou seu meio-campo com Andrezinho.

Com a partida igual, o Grêmio chegou ao gol de empate após falha do zagueiro Índio, porém não teve força pra continuar a reação e virar a partida. O que prevaleceu no fim do jogo foi o fôlego e a velocidade de Taison e Nilmar. Num contra-ataque espetacular os dois atacantes, como se diz na gíria do futebol, mataram o jogo.

O fato é que o primeiro Grenal do centenário o Inter, e do clássico, foi vencido pelo próprio Inter. Tite e seus comandados começam o ano com o pé direito, do lado gremista já dá pra sentir um cheirinho de crise, o que acho precipitado.

Às duas equipes só resta trabalhar. O ano está começando para ambos, e todos precisam de ajustes e melhorias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário