quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Finalmente o futebol

A temporada 2009 já começou. O Gauchão vai para sua quinta rodada, a Pré-Libertadores até já começou e o Grêmio já conhece o seu primeiro adversário na competição continental, porém eu ainda não tinha postado nada sobre futebol neste novo ano. Pois bem, vou começar os trabalhos com a derrota do Grêmio.

Veranópolis 3 a 1 pra cima do Grêmio. É bem verdade a equipe da capital colocara os seus reservas em campo. Problema do Grêmio e não do Veranópolis. Uma vitória maiúscula do VEC, que recomeça seu trabalho com novo treinador e, agora, também com novo fôlego pra seguir na competição.

Além de pensar em descansar seus principais jogadores pro Grenal, assim como vai fazer o Inter hoje à noite contra a Ulbra, o Grêmio queria testar seu grupo de atlétas pensando num ano longo e de competições importantes.

A impressão foi de que o grupo é limitado técnicamente e insuficiente para as pretenções gremistas. Nem oito nem oitenta. A equipe que entrou em campo pra enfrentar o Veranópolis tinha apenas o goleiro Victor como titular e ainda apresentava três novos jogadores oriundos das categorias de base. O garoto Saimon, zagueiro de 17 anos, o volante Júlio Cesar, que jogou improvisado na zaga e o lateral direito Wellington. Completava a zaga o já conhecido garoto Héverton. Sistema defensivo formado por garotos, jogo fora de casa, contra um time que precisa de reabilitação no campeonato, é compreensível o nervosismo desses jogadores.

O que decepcionou mesmo foi o meio-campo, formado por Adilson, Makelele e Orteman. Jogadores que seguidamente entram durante as partidas. Com eles o Grêmio não conseguiu desenvolver um futebol competitivo, isso acabou prejudicando o restante do time.

Jadilson ganhou uma chance de ouro, mas foi pouco explorado na primeira etapa, participou bem mais do jogo no segundo tempo. Quando acionado mostrou razoável futebol, de muita força ofensiva. Seria meu camisa 6 titular, e acho que assume a posição no decorrer das próximas semanas.

Reinaldo e Rafael Martins não aproveitaram a chance dada por Roth, diferente de Roberson e Jonas, entram no segundo tempo e deram mais movimentação ao ataque, inclusive com Jonas marcando o único gol tricolor.

Há de se levar em conta que o Grêmio não pode contar com Perea, Thiego, Fábio Ferreira, Maylson, Douglas Costa e o recém chegado Herrera.

Também vale ressaltar que a história muda quando se pensa em peças de reposição. Uma coisa é um time todo de reservas e outra é a equipe principal necessitar de duas ou três peças de reposição durante uma partida. Entre titulares, com certeza o rendimento destes jogadores tende  a melhorar. Com este grupo Celso Roth tem condições de fazer uma grande temporada em 2009 e conquistar títulos. Muito trabalho deve ser feito, inegável, e contratação de qualidade nunca é mal negócio.

Pra quem, porventura, não assistiu os gols vou postá-los a seguir:


Veranópolis 3 x 1 Grêmio


Nenhum comentário:

Postar um comentário