quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições americanas!!


As eleições nos Estados Unidos têm algumas curiosidades. O precesso eleitoral de lá é bem diferente do nosso... é, digamos, menos simples. Estou fazendo um pequeno estudo sobre o assunto, pra entender melhor o que se passa. Está tudo logo aí embaixo:

 O candidato democrata Barack Obama obteve 52% do voto popular, enquanto o republicano McCain alcançou os 46%. Porém, não é o voto direto que elege o presidente americano e sim os delegados que representam seus estados no Colégio Eleitoral. Por sua vez, estes delegados são escolhidos por meio de votação direta pela população.

 O número de delegados de cada estados americano é proporcional ao número de habitantes. Isso faz com que determinados estados tenham mais peso do que outros no resultado final. Ao todo são 538 delegados, sendo que o candidato eleito precisa de 270 votos.

 Logo após as eleições gerais de Novembro, os delegados se reúnem nas capitais de seus estados para votarem. Na maioria das vezes eles seguem os cidadãos do seu respectivo estado, inclusive são instruídos  a isso. A decisão dos delegados é enviada ao Senado que conta os votos e anuncia o resultado oficial no dia 6 de Janeiro de 2009. O novo presidente tomará posse no dia 20 de Janeiro.

 

 "Diferença entre Republicanos e Democratas

O eleitor típico do Partido Republicano é branco, religioso, favorável ao capitalismo e às reduções de impostos. No campo social, defende políticas conservadoras de defesa da família, opõe-se ao casamento entre homossexuais ou ao financiamento de abortos com recursos públicos. O Partido Democrata se apresenta como uma organização de centro-esquerda, com a proposta de equilibrar o capitalismo com programas sociais. Apoiado pelos sindicatos, defende o direito das minorias, ao aborto, à educação pública e às minorias.

 Candidaturas Independentes

Qualquer cidadão americano pode candidatar-se a presidente sem ser afiliado a um partido, mas precisa juntar um número mínimo de assinaturas para sua inscrição. Os dois principais partidos americanos são o Partido Democrata e o Partido Republicano, que dominam o cenário político americano há mais um século. Desde 1852, os presidentes são de uma dessas legendas."

FONTE: http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário