quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ainda na terra do Tio San!

Olha que legal, na última terça, dia 4, junto com a eleições presidencial rolaram vários plebiscitos em alguns estados. Muios assuntos interessantes em palta! A Notícia é do WWW.G1.COM.BR

Plebiscitos decidiram sobre aborto, maconha e casamento gay nos EUA

Na terça-feira, 153 consultas foram realizadas em 36 estados do país.
Sistema americano permite votação de propostas em cédula eleitoral.

O direito ao aborto em Dakota do Sul, o uso medicinal da maconha em Michigan e as punições para as pessoas que contratarem imigrantes ilegais no Arizona foram algumas das questões decididas pelos eleitores norte-americanos na última terça-feira (4). Os plebiscitos ocorreram no mesmo dia das eleições presidenciais no país. 

O sistema americano permite às legislaturas estaduais ou aos cidadãos, por meio da coleta de assinaturas, submeter a plebiscito propostas sobre diversos assuntos na cédula eleitoral. Na terça-feira, 153 consultas foram realizadas em 36 estados.
 

 Casamento gay

Na Califórnia, a chamada “Proposta 8” perguntou aos eleitores se concordavam ou não com a proibição do casamento entre homossexuais, legalizado pela Corte Suprema do estado em maio. No total, 52% dos eleitores respaldaram a proposta, e, apesar de ainda não terem sido contabilizados os votos por correio, o casamento gay foi proibido no estado. 

Os eleitores do Arizona e Flórida também se pronunciaram sobre emendas a suas constituições estaduais que proíbem esse tipo de união. No total, 52% dos eleitores no Arizona e 62% dos da Flórida apoiaram essas iniciativas.
 

 Aborto

Na Califórnia, Colorado e Dakota do Sul os plebiscitos decidiram sobre o direito ao aborto. No Colorado, 73% dos eleitores rejeitaram uma proposta que teria estabelecido que a vida humana começa no momento da concepção, e 55% dos cidadãos de Dakota do Sul rejeitaram uma proposta que imporia limites ao aborto. Na Califórnia, 52% votaram contra uma restrição similar.

 Maconha

Em Michigan, 63% dos eleitores apoiaram uma proposta para a legalização do uso da maconha com fins médicos. Em Washington, 59% dos eleitores respaldaram a descriminalização da assistência médica para o suicídio de pacientes terminais. 

 Imigração

No Arizona, 59% dos eleitores disseram não a uma proposta para aumentar as multas a empresas que contratem imigrantes ilegais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário