terça-feira, 26 de agosto de 2008

Sinais da velhice

É óbvio que estou ficando velho! Este fato fica cada vez mais evidente. E, por incrível que pareça, não é minha decadência futibolistica o ponto determinante, talvez até seja o ponto mais perceptível a olhos nus. Pois é verdade, não desfilo mais aquele futebol rápido, inteligente, de passes precisos e desarmes perfeitos que um dia já joguei ou, admito, apenas sonhei jogar! Porém, pelo menos, eu era um ser humano mais resistente. Isso eu era.
Quer maior sinal de velhice do que sentir saudades da escola? Não existe. Nenhum aluno, aluno normal, durante sua vida escolar gosta de ir à aula. Assim como qualquer pessoa adulta, pessoa normal, morre de saudades dos tempos do colegial!
Vi no Youtube um vídeo da galera do meu terceiro ano, o vídeo foi feito no dia da festa de amigo secreto. Já no final do ano, simbolicamente representando uma despedida. E lá estava o Kevin fazendo bagunça; o gordo André tentando imitar; o Gustavo rindo e falando alto! Pena que só tenha esse vídeo!
Sempre fui do tipo quietão, nunca participei das badernas, porém as observava de perto. Muito adepto ao humor, passava os recreios olhando, observando e, logo, ironizando tudo. Me fazia companhia nesse momento descontraído o meu grande amigo, o melhor deles, Marcelo, vulgo Anão. Outros que não perdoavam eram Lucas Tiozão e o Renato, este último parceiro de recreio e de aula, junto com o Mário e o Luka. Aliás, o Mário era um dos únicos que estudava realmente.
E tinha o futebol! Ah, o futebol! Jogávamos toda semana: uma, duas, três vezes. A gurizada era boa do pé, nem todos, mas a maioria que submetia-se ao jogo, dava conta do recado. Os professores da física eram "gente fina", professores de educação física sempre são! No meu ensino médio foram os mesmos dois do início ao fim.
Há de se ressaltar que um dos maiores prazeres da vida é a aula que nos proporciona. Só com ela em pleno andamento é que podemos matar aula. Claro que não devemos abusar desse recurso, como fez este que vos escreve. Aquele que nunca matou aula perdeu, com certeza, uma aventura. Parece ser tão simples, mas é simples para nós, velhos, que entramos e saímos de onde quisermos e nos governamos. Para quem não pode fazer, torna-se uma baita aventura!
É na escola que conhecemos nossos amigos e, na escola, convivemos com eles todo o santo dia durante 15 anos! E a vida de gente grande nos afasta de tudo aquilo que cultivamos. Passamos a ver meia dúzia de vezes ao ano dois ou três daqueles que foram nossos irmãos. Não tem comparação, amigos de trabalho não são como amigos de escola!
Sei que estou chovendo no molhado. Quantos já não escreveram sobre isso! Mas não pude evitar, meus dedos foram teclando naturalmente e escrevendo esse atestado de velhice. Acordar às seis e meia da manhã, aguentar provas e mais provas, professores desatualizados, tempo ruim e muitas pessoas que, por um ou outro motivo, não se vai com a cara... e sentimos falta disso.
Então meus caros jovens, aproveitem essa fase! Por incrível que pareça, vão sentir saudades de tudo isso! E pra não acabar com essa frase típica de um senhor de idade, mando uma saudação para todos das turmas 300 e 301 de 2008 do Gomes Carneiro, especialmente para estes elementos: Kevin e Jana, Luka Rodrigo, Tiozão, Marcelo Zan, Renato Trevisan, Mário Sinhorelli, Argentino, Luciano e Camila, Rodrigo Marques (o Índio) e para os mestres Ênio, Sabrina Capullo, Bia, Cíntia e Valéria (sim, a Valéria!)
Ufa, acabou...

5 comentários:

  1. Tchê! Ta escrevendo cada vez melhor ô Seu LP!
    Mas é cara, uns 3 ou 9 já falaram sobre isso...
    Mas algumas coisas ditas ai eu não tinha lido nos outros!
    Olha, a parte das provas "da vida dulta", diga-se de passagem as provas da faculdade, não são tão dificeis...
    E professores desatualizados? Só se forem os "museus" da instituição.
    Mas é, eu tambem sinto falta do tempo da escola, mas não das aulas de Educação Fisica, sou o tipico "gordinho brincalhão", logo esportes não são minha praia, tambem nem gosto de praia...
    Mas vou parar de escrever porque senão daqui a pouco o comentario ta maior que o próprio texto ai!
    Abraço LP!

    ResponderExcluir
  2. eh meu guri.. saudades desse tempo que infelizmente não volta mais.. era engraçado nós fazendo a 'ligação covalente'..
    bons tempos meu guri.. tô devendo pra vocês uma saídeira, mas prometo, assim que eu conseguir apareço! Abraço do Argentino!

    ResponderExcluir
  3. É amigo , acabou...
    Mas, como não poderia deixar de ser , vou dar uma polemizada: não sinto essa falta absurda que vocês tanto falam. Talvez por que eu esteja na faculdade , e veja boa parte de vocês com alguma frequência , mas...deixa quieto.
    Foi um bom tempo mesmo , e , como tu disse , valeu pelos amigos.
    Abraço cara , baita texto! =D

    P.S. => O Argentino tá com medinho de "tomar" ligação. hehe

    ResponderExcluir
  4. Pooo Mário... eu ainda falei... alunos normais e pessoas normais!! É claro que tu não sente saudade!!!

    hehehe

    ResponderExcluir
  5. Velho pra começar.. apesar de a gente ter se falado somente um ano.. pô vi que tu era um cara legal.. creio que é por causa disso que a maioria das pessoas escolhe as suas amizades... e a gente não foi diferente tanto que a nossa amizade foi alem da escola.. mesmo sem sermos colegas.. somos amigos acima de tudo !! sinto saudades de td isso que falaste ae no teu texto ... queria agradecer como amigo ou como um irmão por te ter como amigo..!!! e não so tu mas todos os meu amigos !!!!! abração !!!

    ResponderExcluir