segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Filme de Segunda 175

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho


No último domingo a Academia premiou com o Oscar de melhor filme estrangeiro o polonês Ida. Também concorreram Relatos Selvagens (Argentina), Leviatã (Rússia), Tangerines (Estônia) e Timbuktu (França/Mauritania). O filme brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho era um dos selecionados, mas acabou não figurando na lista final. 

O longa de Daniel Ribeiro é adaptação do curta-metragem do próprio diretor, de grande sucesso em 2010, chamado Eu não Quero Voltar Sozinho. O filme conta a história do jovem Leonardo (Ghilherme Lobo), deficiente visual que vive sua fase de descobertas na adolescência e busca por independência. Giovana (Tess Amorim), sua amiga inseparável, são seus olhos na escola e no caminho de volta pra casa. As coisas, contudo, parecem mudar com a chegada de um novo aluno à turma, Gabriel (Fabio Audi), que logo torna-se amigo dos dois.


Comparações entre o curta e a versão estendida são inevitáveis, mas um não tira o valor do outro. Daniel Ribeiro nos conta de forma muito delicada e cuidadosa a história de uma primeira paixão. E esse cuidado e essa delicadeza talvez seja os aspectos mais importantes de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Embora pudesse ter optado pelo caminho de uma trama mais pesada, mais crítica, pelo justificável (e necessário) confronto que sempre é levantar bandeiras, o diretor e roteirista deixa de lado a opção de ser um filme ativista.

De alguma forma é sim ativista, mas justamente pela leveza com que o cineasta conduz a narrativa, ele não tem como função principal chocar uma sociedade ainda conservadora. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho trata de como Leonardo descobre que está apaixonado por Gabriel e como Gabriel descobre que Leonardo está apaixonado por ele, e ainda como a melhor amiga deles lida com isso. Sem nunca sexualizar ou afeminar os personagens, porque o homossexual não precisa ser apenas representado por esteriótipos.

Confesso que acho o curta de 17 minutos melhor executado, mais denso e melhor amarrado. Sem contar que os atores estão alguns anos mais jovens. Mas o longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho mantém o excelente nível, provando que há (muita)  vida inteligente e independente fora do universo das comédias da Globo Filmes. 

Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Origem: Brasil
Direção: Daniel Ribeiro
Roteiro: Daniel Ribeiro
Distribuidora: Vitrine Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2014


Classificação PoA Geral
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário