quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Um possível time do Inter para 2015

Após as primeiras contratações e o início da pré-temporada, já podemos começar a especular uma possível formatação de equipe tanto para o Inter de Diego Aguirre, quanto para o Grêmio de Luiz Felipe Scolari.

Começo imaginando um possível time colorado, que disputará a Libertadores de 2015 ao comando do técnico uruguaio que foi vice da competição em 2011, com seu Peñarol perdendo a final para o Santos de Neymar.

Para este exercício - ainda precoce, admito - de projeção, apenas considerei jogadores contratados. Nomes quase certos, mas que ainda não foram confirmados, como Giorgian De Arrascaeta e Vitinho, estão fora.

Internacional 2015 - Football tactics and formations

Usei como base o esquema utilizado por Aguirre em 2011, que inclusive eliminou o Internacional de Falcão nas oitavas de final. O Peñarol atuava no 4-4-2, com duas linhas ortodoxas na defesa e no meio de campo, e um segundo atacante participativo na transição entre meio e ataque. Aquele Peñarol era um time que se defendia bem, tinha força física e apostava menos em posse de bola e mais nos lançamentos para explorar a velocidade dos meias abertos e também do atacante Martinuccio.

Quanto aos nomes, embora admita na minha escalação duas dúvidas mais contundentes, confesso não ter certeza quanto à utilização de D'Alessandro na meia direita. Na teoria, o meia argentino não daria a velocidade e o dinamismo que novo técnico pretende implementar na equipe de 2015, sobretudo tendo mais à frente o Alex, outro jogador que não possui mais tanta mobilidade e intensidade. É bem possível que um destes dois não inicie jogando. Uma alternativa é avançar o camisa 10 ao posicionamento de segundo atacante e fazê-lo atuar como enganche, enquanto um jogador de outra característica ocuparia o flanco direito.

Aranguiz, ao lado de Nilton ou Willians, seria aquele meio-campista chamado na Inglaterra de box-to-box, jogador que faz a movimentação de uma área à outra. O chileno viveu sues melhores momentos no Inter jogando dessa forma.

De maneira geral, imaginando que o grupo ainda vá ser reforçado, e projetando que Diego Aguirre consiga desenvolver sua metodologia de forma razoável, o Inter terá uma boa equipe de futebol para 2015. Potencialmente, o time é melhor que o de Abel Braga, terceiro colocado no BR-14. Se as peças se encaixarem, o tri da Libertadores pode ser uma realidade no Beira-Rio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário