segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Filme de Segunda 171

Dúvida


Em 2008, John Patrick Shanley arriscou-se pela segunda vez como diretor. Se nos anos 90 seu primeiro trabalho foi a comédia Joe contra o Vulcão, quase 20 anos depois ele volta para adaptar uma peça de sua própria autoria. Dúvida é um drama, com diálogos acentuados, atuações convincentes e um suspense sutil, dosado corretamente pelo autor.

A trama se passa em 1964, e o cenário é a escola católica St. Nicholas, no Bronx novaiorquino, um ano após o assassinato do presidente John Kennedy. A sociedade americana ainda está muito abalada com o fato. O crime chega a ser citado no sermão dominical do Padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), no qual o tema principal eram as dúvidas que nos deparamos ao longo da vida. Assim, Shanley demarca um espaço preciso no tempo e aponta o sentimento bucólico que paira sobre aquela comunidade.

Diretora da escola St. Nicholas, a conservadora irmã Aloysius (Meryl Streep) não encara  de forma amistosa o comportamento progressista de Flynn, tampouco a proximidade dele com os alunos. Após um relato da professora James (Amy Adams), uma jovem e inocente freira, Aloysius passa a desconfiar que o padre pudesse ter abusado de um dos alunos. Hierarquicamente inferior ao sacerdote, a diretora passa a questionar e confrontar o personagem de Hoffman.


Dúvida acaba sendo um título adequado e direto. O filme não apresenta ao espectador uma trama hermeticamente fechada, pelo contrário. Baseado nas atuações, o poder da sugestão ganha muita força, afinal não há nenhuma cena que mostre algo claramente, o que existe são diálogos, expressões e alegorias - como o vento, explorado exaustivamente pelo diretor.

Um prova do excelente trabalho de Shanley na condução de seus atores, é a lista dos indicados ao Oscar de 2009. Meryl Streep foi indicada ao prêmio de melhor atriz, Philip Seymour Hoffman ao prêmio de ator coadjuvante enquanto Amy Adams à atriz coadjuvante. De quebra, Viola Davis, com uma rápida e intensa participação, no papel de mãe do menino supostamente abusado, também recebeu indicação de melhor atriz coadjuvante.  Dúvida também foi indicado na categoria de melhor roteiro adaptado.

Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Origem: EUA
Direção: John Patrick Shanley
Roteiro: John Patrick Shanley
Distribuidora: Buena Vista Pictures
Censura: 12 anos
Ano: 2008


Classificação PoA Geral
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário