segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Filme de Segunda 170

Philomena


Em época de premiação do Globo de Ouro e expectativas para os indicados ao Oscar 2015, falo sobre um filme que teve quatro indicações ao prêmio da academia no ano passado. Apesar de Philomena ser um bom drama, o trabalho do diretor Stephen Frears não merecia sair vencedor em nenhuma das categorias.

Philomena Lee (Judi Dench) viveu sua adolescência no convento da Abadia de San Ross, na Irlanda, lugar de educação rígida e conservadora, sobretudo na metade de século 20. Em uma noite livre, com permissão para passear, conhece um rapaz encantador e tem sua primeira relação sexual. O pecado da carne cai sobre si de duas maneiras: além de ter confessado às irmãs do convento que adorou o sexo, ela estava grávida. Como era de praxe no local, a criança era tirada da mãe e vendida para casais americanos.


Após 50 anos de silêncio, segredo e angustia, Philomena decide que é hora de procurar o seu filho roubado. A história da senhora acaba então cruzando a vida de Martin Sixsmith, um jornalista em crise profissional que vê, na busca de Philomena, uma oportunidade de escrever uma grande reportagem de apelo emocional.

Philomena se torna então, quase um road movie, com os dois personagens pegando a estrada e partindo atrás das pistas que levem até o filho da complexa mulher vivida por Judi Dench. Uma católica sempre muito compreensiva com as decisões da Igreja, mesmo que essas decisões tenham um dia tirado dela o seu filho. Por outro lado, o jornalista Sixsmith é um ateu convicto, de uma ironia quase deselegante.

Em todos os aspectos, Philomena sempre vai até determinado ponto e não consegue ultrapassá-lo, o que não o deixa ser mais que apenas um bom filme, que conta uma história real, mas não é capaz de chocar ou emocionar tanto quanto poderia.  

Gênero: Drama
Duração: 98 min.
Origem: EUA, Inglaterra, França
Direção: Stephen Frears
Roteiro: Jeff Pope, Martin Sixsmith, Steve Coogan
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2014



Classificação PoA Geral
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário