terça-feira, 28 de outubro de 2014

Filme de Segunda 164

Como resolvi inverter os papéis graças à eleição de domingo, postando na segunda-feira o Você Viu?, deixei para hoje o Filme de Segunda, desta vez a edição número 164. Confira: 

Relatos Selvagens


O cinema argentino sempre nos reserva boas experiências. Relatos Selvagens é sucesso de público e crítica em seu país, e chega ao Brasil com o competente Ricardo Darín posando como protagonista no cartaz de divulgação. Já adianto que isso é uma manobra de publicidade. O longa do emergente Damián Szifron é uma colagem de seis histórias diferentes. Darín participa apenas de um desses contos.

Através de humor negro e de uma ironia sádica, o diretor e roteirista apresenta ao telespectador seis histórias independentes que, se narrativamente não se encontram em nenhum momento, se costuram pela temática da barbárie cotidiana. Relatos Selvagens tem personagens em situações banais mas que, por algum motivo, saem de sua zona de conforto e se submetem ou enfrentam situações de extremo estresse.

As situações transcorrem dentro de nosso cotidiano comum, este sempre um grande mérito do cinema argentino. Um avião, uma briga de trânsito, uma lancheria em beira de estrada, um pai de família azarado, um atropelamento ou uma festa de casamento.


Em Relatos Selvagens todos estes pequenos contos se sustentam muito bem, com início, meio e climaz muito bem delineados. Nesse sentido, Szifron tem um trabalho corretíssimo, conseguindo fazer com que o espectador se sinta desconfortável em algum momento e ria já na cena seguinte, tamanha é a tragicomédia da situação. Dos seis relatos, destaco a que Darín participa, como um engenheiro que se revolta contra o sistema e também o último conto, uma festa de casamento destruída por constrangimento e traição. 

Gênero: Comédia
Duração: 122 min.
Origem: Argentina, Espanha
Direção: Damián Szifron
Roteiro: Damiám Szifron
Distribuidora: Warner Bros
Censura: 14 anos
Ano: 2014


Classificação PoA Geral
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário