segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Filme de Segunda 162

Garota Exemplar


Todos concordamos que David Fincher é um excelente diretor. Não é por acaso que sua filmografia é composta por trabalhos exitosos, tanto junto à crítica quanto ao público, como Clube da Luta (1999) e A Rede Social (2010). O mais recente, Garota Exemplar, não decepciona e entra na lista dos grandes trabalhos do cineasta americano.

O filme é uma adaptação do best seller da escritora Gillian Flynn, que aqui participa da produção escrevendo o roteiro. Este é um dos fatores mais importantes de Garota Exemplar, que ganha uma proximidade de intenção muito similar àquela da literatura. Não só isso, mas o filme como um todo é feito por acertos e mais acertos.

Garota Exemplar se trata de um suspense policial surpreendente (para quem não leu o livro), que estabelece uma crítica muito perspicaz ao modelo pré-fabricado do casamento e também à mídia sensacionalista americana. Nos primeiros minutos conhecemos Nick Dunne (Ben Affleck), na manhã em que comemora seus cinco anos de casado com Amy Dunne (Rosamund Pike). Após visitar o bar que administra com a irmã, e meio que desabafar com ela, deixando a entender que seu relacionamento não é a maravilha que aparenta, Nick volta para casa e não encontra a esposa. A partir daí começa uma investigação policial para saber se Amy foi sequestrada, assassinada e se o marido poderia estar envolvido. Mais que isso não posso dizer.


David Fincher consegue envolver o espectador e, dentro das três impressionantes reviravoltas do roteiro, é capaz de nos deixar boquiabertos com as atitudes dos personagens. Mais que isso, nos apresenta uma sociedade doente, alimentada pelas fofocas e pelo julgamento precoce da opinião pública na figura de programas de televisão sensacionalistas. Garota Exemplar não deixa de ser um retrato muito assustador da indústria das celebridades e a busca por uma vida que pareça feliz aos olhos de terceiros.

Para isso, um filme pesado, e perturbador em alguns momentos, o diretor comanda atuações curiosamente discretas, sem nenhum exagero teatral. As aparências, de fato, enganam. Rosamund Pike brilha ao seu modo, fazendo uma personagem sempre instigante e atraente. Já o interiorano Nick de Ben Affleck é o perfeito marido conformado, que presta pouca atenção em casa e pouco se importa se o relacionamento caiu em uma rotina desgastante. Parece estar sempre mais preocupado com os programas de TV, video-game ou com o seu bar.

Também é notável a importância dos coadjuvantes, todos atores de menor expressão no mercado, mas sempre no tom perfeito para o que é Garota Exemplar. Assim como a inteligente narrativa, que de forma não linear conta toda a história, nunca se mostrando confusa - embora complexa em sua montagem. Qualquer informação a mais seria spoiler. Só posso recomendar que assistam ao filme.

Gênero: Drama
Duração: 145 min.
Origem: EUA
Direção: David Fincher
Roteiro:  Gillian Flynn
Distribuidora: Fox Film
Censura: 14 anos
Ano: 2014


Classificação PoA Geral 
- Obra (10)
X Baita Filme (9)
- Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

2 comentários: