domingo, 5 de outubro de 2014

Filme de Segunda 161

Lucy


Os melhores filmes da carreira do competente cineasta Luc Besson sempre trouxeram mulheres muito marcantes, e fortes como personagens, no papel de protagonista. Foi assim em Nikita - Criada Para Matar (1990), O Profissional (1994) e O Quinto Elemento (1997). É assim em Lucy, em que Scarlett Johansson é o centro absoluto da trama. Em termos gerais, ela corresponde, como tem sido em todos os seus trabalhos. Além de linda, Scarlett é boa atriz.

Contudo, gostar de Lucy não é fácil. O novo filme de Besson é baseado na teoria já desmistificada de que usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro e que, proporcionalmente, o golfinhos são os animais mais inteligentes do planeta. O longa, portanto, conta como que Lucy acaba desenvolvendo toda a capacidade cerebral que um ser humano poderia ter acesso. Atuando como mula (pessoas que carregam drogas entre países) de Tóquio para a Europa, o pacote de uma substância sintética nova que carregava dentro de seu abdome estoura. Desse modo, ela não morre, não tem uma overdose, ou sequer passa mal.


Lucy vira, basicamente, uma super-heroína. Um humano superdesenvolvido que pretende passar todo seu conhecimento para o mundo e que também busca vingança contra aqueles que implantaram a droga contra a sua vontade.

Há duas dificuldades para gostar de Lucy: a primeira é ignorar a teoria dos 10% e embarcar na viagem de Besson, que tenta nos convencer através do discurso de Morgan Freeman; a segunda não é muito diferente, mas aceitar o exagero com que tudo acontece não é simples. A personagem de Scarlett, entre outras coisas, muda a cor do cabelo quando quer e derruba dez homens com apenas um olhar. Não deixa de ser uma questão de gosto pessoal deixar o cinema satisfeito.

Porém, é notável a qualidade técnica do filme. Dentro daquilo a que se propõe, as sequências de ação são muito bem feitas, assim como todos os efeitos especiais. Outro aspecto muito acertado é a relação que se estabelece entre a Lucy personagem e a Lucy fóssil, pertencente a uma das primeiras fêmeas descendentes dos humanos, que teria vivido na terra há 3,2 milhões de anos. O desfecho é muito bonito e bem executado graficamente, quase vale o ingresso.      

Gênero: Ação
Duração: 89 min.
Origem: EUA
Direção: Luc Besson
Roteiro:  Luc Besson
Distribuidora: Universal Pictures
Censura: 16 anos
Ano: 2014



Classificação PoA Geral 
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário