segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Filme de Segunda 158

Anjos da Lei 2


Em 2012 o filme Anjos da Lei prestou homenagem ao seriado da TV que no final dos anos 80 ajudou a alavancar a carreira de Johnny Depp. Dirigido pela dupla Chris Miller e Phil Lord, o filme assumiu um clima mais de comédia, tentando conciliar com algumas cenas de ação policial. Assim como na primeira parte, em Anjos da Lei 2 a comédia segue mais competente que a ação.

A fórmula é exatamente a mesma do primeiro filme, e como uma boa comédia de autorreferências, faz piada com isso. Os policiais Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum), que na primeira parte se infiltraram em uma escola como alunos para descobrir quem estava vendendo uma nova droga, agora são mandados para a faculdade. Para que? Descobrir quem é o traficante que está vendendo uma nova droga aos universitários.

Anjos da Lei 2 tem em seu grande mérito a química entre os protagonistas Jonah Hill e Channing Tatum. Os dois levam o estilo bromance ao ápice, discutindo a relação (de amizade), com cenas de ciúmes e cumplicidade. Assim como no primeiro trabalho, há muitas piadas de situação, e a maioria funciona muito bem. Contudo, os diretores fracassam quando tentam fazer uma trama policial, principalmente na parte final do longa. Definitivamente não empolga, soando muitas vezes como algo charlatão ou infantil. Podia ser melhor trabalhado.


Jonah Hill cada vez se consolida como um dos grandes atores de sua geração. Sabe fazer drama, já provou isso, mas fundamentalmente ele sabe ser engraçado. Em Anjos da Lei 2 Hill está muito afetado, conseguindo fazer humor físico de caras, bocas, saltos e também o timing do texto. Channing Tatum faz o contrário, mas também faz bem. Ele é o cara atlético, com postura. O contraste da dupla dá ao filme um ritmo muito interessante.

A cena final, dos créditos, é mais uma piada interna bem sucedida, com direito a participação de Seth Rogen. Ali abre-se um leque de possibilidades para possíveis sequência. O que, particularmente, avalio como um tiro no pé. Não acho que um outro filme manteria o mesmo nível de comédia, até porque foram duas sequências fazendo basicamente a mesma coisa. Acredito que a fórmula tenha se esgotado - ou então um possível terceiro filme reinventando a série.

Gênero: Comédia
Duração: 112 min.
Origem: EUA
Direção: Chris Miller, Phil Lord
Roteiro:  Michael Bacall, Oren Uziel, Rodney Rothman
Distribuidora: Sony Pictures
Censura: 16 anos
Ano: 2014
Classificação PoA Geral 
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
- Bom Filme (7 a 8)
X Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário