quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Considerações sobre a boa convocação de Dunga

CBF/ Divulgação
O novo (velho) técnico da Seleção Brasileira chamou 22 jogadores para os amistosos de setembro contra Colômbia e Equador. Na média, é uma boa convocação. A discussão entre três ou quatro nomes é sempre natural, uma lista nunca é unânime. Dunga lembrou de dez atletas remanescentes da Copa do Mundo, chamou outras 12 novidades. Como bem ressaltou, é apenas o início do trabalho e muitos ainda receberão oportunidade, até mesmo outros jogadores que disputaram o mundial do Brasil.

Das novidades, Filipe Luís, agora no Chelsea, e Miranda, do Atlético de Madrid, já mereciam, inclusive, estar na lista final de Felipão. Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, do Cruzeiro, e Philippe Coutinho, do Liverpool, são lembranças justíssimas. Os dois laterais do Porto, Danilo e Alex Sandro, também são dois jovens que merecem oportunidade.

Dos que discordo, dois são da confiança de Dunga e, possivelmente, serão titulares: o lateral Maicon e o volante Ramires. Na zaga, Gil, do Corinthians, deve dar lugar ao lesionado Thiago Silva na sequencia do trabalho. Diego Tardelli, do Galo, é bom jogador, mas talvez já tenha passado seu momento de Seleção.

Jogadores que não descartaria para iniciar esse novo ciclo até a próxima Copa do Mundo são o goleiro Victor, os laterais  Dani Alves e Marcelo e ainda o volante Paulinho. Não acredito que Dunga pense da mesma forma.

Baseado em seus trabalhos no Inter e na própria Seleção canarinho, projeto um primeiro time no esquema 4-2-3-1, de futebol pragmático e, muitas vezes, priorizando o contra-ataque. O time deve ter: Jefferson; Maicon, David Luiz, Miranda e Filipe Luis; Fernandinho e Elias; Ramires, Oscar e Neymar; Diego Tardelli.

Ramires será o que foram Elano no Brasil e Fred no Inter, meias abertos por um dos lados, porém mais contidos, deixando a maior parte das infiltrações a cargo do outro meia extremo. No caso do retrospecto de Dunga, já fizeram esse papel Forlán e Robinho.

Sobre essa projeção de time, não é a que eu escalaria em um primeiro momento, mas fica evidente que o técnico da Seleção precisa lidar com problemas como a falta de um atacante mais de área confiável e um volante extraclasse.    

A LISTA

GOLEIROS
Jéfferson (Botafogo)
Rafael Cabral (Napoli)

LATERAIS
Maicon (Roma)
Danilo (Porto)
Filipe Luís (Chelsea)
Alex Sandro (Porto)

ZAGUEIROS
David Luiz (PSG)
Marquinhos (PSG)
Gil (Corinthians)
Miranda (Atlético de Madrid)

VOLANTES
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City)
Ramires (Chelsea)

MEIAS
Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
Oscar (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)

ATACANTES
Hulk (Zenit)
Ricardo Goulart (Cruzeiro) - Também pode ser meia
Neymar (Barcelona)
Diego Tardelli (Atlético Mineiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário