segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Filme de Segunda 139

Álbum de Família


Família não é sinônimo de harmonia. Ao longo da história da dramaturgia, o teatro, o cinema, a literatura e a TV já usaram muito bem o potencial tragicômico de dramas familiares. Há uma infinidade de possibilidades, que variam conforme a cultura, as origens, acontecimentos recentes, perdas etc. Álbum de Família é um bom exemplo - embora para alguns não seja tão bom assim. Contudo, há duas indicações ao Oscar: Maryl Streep na categoria de melhor atriz e Julia Roberts como atriz coadjuvante.


Álbum de Família é adaptação da peça homônima de Tracy Letts, texto já premiado no teatro. Porém, com roteiro do mesmo Letts e direção de John Wells, a trama é carregada de atuações excessivamente dramáticas, como se realmente fosse um palco de algum teatro. Isso tem seu lado negativo, mas também tem sua porção positiva. Maryl Streep e Julia Roberts estão entre os pontos altos do filme, sem dúvida nenhuma. Com certeza despontando como umas das favoritas em suas categorias.

Por se tratar de um enorme conflito familiar, os problemas são vários e de todas as origens. Mas fundamentalmente é um conflito de gerações. Com o desaparecimento do seu pai, três irmãs voltam pra casa onde cresceram e reencontram sua mãe, que há anos luta contra um câncer. A matriarca Violet (Streep) é uma mulher que passou por um casamento infeliz, viveu numa época de crise nos EUA e justifica todo seu esforço e sofrimento pelo bem de sua família - esforço e sofrimento que ela julga ser não correspondido por suas filhas.

Entre as boas coisas de Álbum de Família, está a cena impagável do jantar após o velório do esposo de Violet. Sem exagero, é algo em torno de 10 minutos de lavação de roupa suja, observações constrangedoras, acusações, revelações e atuações arrasadoras das duas indicadas ao Oscar. Tudo com um, digamos, sutil humor autodestrutivo. Se não é o melhor filme já feito sobre conflitos familiares, também não é o pior. E a cena do jatar vale o ingresso do cinema.

Gênero: Drama
Duração: 121 min.
Origem: EUA
Direção: Jonh Wlls
Roteiro: Tracy Letts
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2013


Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário