segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Filme de Segunda 137

Trapaça


O diretor David O. Russel aparece pelo segundo ano consecutivo bem cotado à premiação do Oscar. Embora, entretanto, Trapaça esteja longe de ser um filme ruim, não se justifica suas dez indicações na Academia. Aqui o diretor cerca-se de astros que já fizeram excelentes trabalhos sob seu comando: Christian Bale e Amy Adams em O Vencedor mais Bradley Cooper e Jannifer Lawrence em O Lado Bom da Vida. O quarteto conduz a trama dirigida por Russel, e possuem seus méritos.

Trapaça peca pelo excesso de tempo e pela falta de profundidade. São 129 minutos de muito diálogo e pouca ousadia, em quase todos os sentidos. O filme remonta uma operação do FBI para capturar corruptos e golpistas da alta cúpula americana, em algum momento associando inclusive políticos ao dinheiro sujo da máfia - o que rende, pelo menos, uma participação especial de Robert De Niro. Dentro desse universo, Russel conduz uma trama leve de certa forma, com um humor fácil e apurado, mas que cansa ao passar das duas horas de película e dizer pouca coisa de complexo e pertinente. Não seria exagero dizer que tudo caberia em 90 ou 100 minutos de filme.


Dos quatro protagonistas, um deles fica abaixo do restante - mesmo estando os quatro indicados ao Oscar. Christian Bale, que aparece na categoria de melhor ator, interpreta o golpista Irving Rosenfeld, um completo falastrão dos anos 70, sempre com um charuto no canto da boca, barriga avantajada e camisas semi-desabotoadas. Amy Adams é o destaque absoluto de Trapaça. Ela é a lindíssima e decotada Sydney, uma ex-stripper que se cola em Irving e o ajuda nos negócios. Adams está indicada ao prêmio de melhor atriz.

Na categoria de coadjuvantes temos Lawrence e Cooper. A moça interpreta a mulher traída de Irving, faz o tipo linda e pouco inteligente, contudo explosiva, que não se contém a um barraco. Assim como Adams, Jennifer Lawrence é um dos pontos alto do longa. Já Bradley Cooper não convence como o jovem agente do FBI sedento por reconhecimento. Aí talvez tenha faltado o dedo do diretor, mas o fato é que o personagem é fraco em alguns aspectos.

Trapaça tem uma trilha sonora interessante, que suga muito do rock, do disco e do black music dos anos 70, década em que a trama acontece. O figurino também chama atenção e é um acerto da equipe envolvida. Aliás, Trapaça tem muitos acertos, o problema é que as dez indicações acabam pesando sobre um filme que talvez não sustente tudo isso. Mas temos aqui um entretenimento legal, bem produzido, de boa direção e interpretações razoáveis. É sim, boa pedida! 

Gênero: Suspense
Duração: 129 min.
Origem: EUA
Direção: David O. Russel
Roteiro: David Russel, Eric Singer
Distribuidora: Sony Pictures
Censura: 12 anos
Ano: 2013

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário