segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Filme de Segunda 133

Última Viagem a Vegas


É muito difícil que a indústria de Hollywood nos apresenta muitas novidades a cada ano. Invariavelmente, cada filme lançado apresenta um certo mais do mesmo, com um ou outro aspecto diferencial. É nessa premissa que se encaixa Última Viagem a Vegas, dirigido por Jon Turteltaub, diretor de trabalhos razoáveis, como Jamaica Abaixo de Zero (1993) e tantos outros. Neste último, nada de especial que não seu elenco absolutamente fantástico. 


Não é exagero falar que Última Viagem a Vegas é uma versão mais experiente e menos escatológica de Se beber não Case, mas também lembra Antes de Partir, de 2007, protagonizado por Morgan Freeman e Jack Nicholson. Aqui, o quarteto de amigos formado por Paddy (Robert De Niro), Archie (Morgan Freeman), Sam (Kevin Kline) e Billy (Michael Douglas) cultivam uma forte amizade há quase 60 anos. Obviamente que a vida os conduziu a caminhos distintos e por isso os encontros são cada vez mais raros. Contudo, a rápida introdução dos minutos iniciais deixa algumas situações bem esclarecidas. Sem muito rodeio, percebemos que eles continuam se falando por telefone e também nos situamos de suas atuais condições de vida e também personalidade. O diretor Jon Turteltaub e o roteiro de Dan Fogelman sabem ser rápidos sem necessariamente ser rasos na contextualização inicial. Ponto positivo para quem pretende ir direto à comédia.

Billy (Michael Douglas), o playboy bem sucedido, único do grupo que não casou, vai casar. E como não poderia deixar de ser, com uma mulher bem mais jovem - o que rende boas piadas por parte dos outros três amigos. Em Las Vegas, se reúnem para uma despedida de solteiro. Dois dias que ganham ares de última farra da vida, e aí está um aspecto importante do roteiro. Última Viagem a Vegas conversa a todo momento com as perspectivas de quem sabe que não resta muita estrada pela frente.

O fio condutor da história apresenta alguns pontos a serem resolvidos e conduzem bem a trama. Cada personagem tem seu aspecto em particular, como o casamento monótono de Sam, o extremo zelo que o filho de Archie tem pelo pai, a solidão de Paddy e, claro, o matrimônio de Billy. Ao final, tudo se encaminha bem, sem surpresa, sem deixar de ser crível e não esquecendo de ser engraçado.

Os quatro juntos sempre resultam em ótimas cenas. Voltando a ressaltar que não há nenhum tipo de novidade. Roteiro, fotografia, direção, trilha sonora: tudo razoável. O grande diferencial é a ótima atmosfera do bromance e as atuações afinadas de Freeman, Kline, De Niro e Douglas. São craques que por si só valem o ingresso e rendem boas risadas.

Gênero: Comédia
Duração: 105 min.
Origem: EUA
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Dan Fogelman
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2013

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário