segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Filme de Segunda 125

O Tempo e o Vento


É preciso entender e compreender o diretor Jayme Monjadrdim. Adaptar a trilogia épica de Érico Veríssimo para o cinema é complicadíssimo. A obra O Tempo e o Vento conta a história de uma família ao longo de 150 anos, tendo como pano de fundo uma série de acontecimentos e guerras que marcam a construção da identidade de uma parcela importante do povo gaúcho. A trilogia foi publicada em sete volumes. Imagine resumir e condensar tudo isso em duas horas de filmes.

Nesse sentido, o diretor foi preguiçoso e, de certa forma, pouco ambicioso. Quis fazer um filme para todos os públicos, que de forma nenhuma fosse chato e massante. É possível afirmar que o objetivo foi alcançado. O Tempo e o Vento ficou épico ao estilo Hollywood, bem amarrado, com excelentes protagonistas e um clima de romance belíssimo. É inegável que o filme funciona muito bem, visto a dificuldade da adaptação, visto a que ele se propõe a ser.

Entretanto, nem tudo são flores. A história que começa com o nascimento de Ana Terra, avó de Bibiana, a narradora da história, é contada em fascículos, quase como flashbacks. Algumas coisas ficam superficiais, são pouco exploradas. E caso fossem, o filme passaria fácil as 3 horas de duração. Jayme Monjardim fechou tudo em 2 horas.


São 120 minutos de um espetáculo emocionante por parte de Fernanda Montenegro e sua Bibiana no leito de morte, confinada em um quarto de um sobrado rodeado por soltados inimigos. Ela narra toda a história da família Terra para seu jovem e amado Capitão Rodrigo Cambará. Fernanda e Thiago Lacerda estão impecáveis, assim como o elenco de uma forma geral. Se O Tempo e o Vento tem um mérito irreparável, é o de seus atores. Fernanda Montenegro nos faz marejar os olhos com facilidade.

O clima épico é embalado por uma correta trilha sonora, que até pode soar muito televisiva, mas passa sem grande problema. Outro destaque inegável é a fotografia. O pampa está muito bem filmado e explorado, tal qual a recriação cenográfica da época. Os 13 milhões do orçamento foram muito bem investidos.

Se O Tempo e o Vento deixa a desejar em alguns pontos, por outro lado funciona muito bem como cinemão, aquele tipo de filme pra grande público, que está longe de ser ruim. A nova adaptação de Érico Veríssimo também serve como uma excelente porta da entrada para a obra do escritor gaúcho.

Gênero: Drama
Duração: 127 min.
Origem: Brasil
Direção: Jayme Monjardim
Roteiro: Tabajara Ruas, Marcelo Ruas, Letícia Wierzchowisk
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário