segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Filme de Segunda 122

Paris - Manhattan


Sophie Lellouche é uma jovem cineasta francesa que, em seu longa de estreia, resolve homenagear seu grande ídolo no cinema. Porém, o resultado não alcança o nível que o ídolo em questão mereceria e o filme acaba frustrando muito gente. Esta não é a sinopse de Paris - Manhattan, é a verdadeira história por trás da construção do filme. O argumento do longa que presta homenagem a Woody Allen é outro, inclusive é bem interessante. Tinha tudo pra dar certo, mas definitivamente não deu.

Alice é uma farmacêutica completamente viciada nos filmes de Woddy Allen. De família judia e superprotetora, ela é uma solteirona que ora parece convicta, ora parece arrependida de não dar seguimento a nenhum relacionamento. Essa é uma condição que preocupa sua família. Seu pai, sua mãe, irmã e cunhado, agem como cupidos a todo momento.

Em Paris - Manhattan, a protagonista conversa com um poster de Woody Allen que fica em seu quarto. O próprio diretor, que faz participação especial, responde e conversa com Alice, proporcionando alguns dos poucos momentos realmente interessantes do filme. Sophie Lellouche consegue tirar alguns sorrisos de canto de boca, baseando muito de sua trama no estilo de Allen. Contudo, a comparação é quase constrangedora.

Quando Alice passa a ser amiga de Victor, e o personagem que é um inteligente instalador de alarmes tenta conquista-lá, o longa tenta recriar situações de relacionamentos muito recorrentes nos filmes do diretor novaiorquino. As referências e o tributo são muito evidentes, e acabam amarrando a estreante cineasta.

Ironicamente, quem salva Paris - Manhattan é justamente seu muso inspirador. A sequência final, com o inusitado encontro entre Woody Allen e Victor é muito divertido. Agrega valor à obra de Lellouche e tira do pedestal um dos maiores nomes da história do cinema. É muito legal ver o mito entendendo a homenagem e se colocando à disposição. Mesmo que, infelizmente, o resultado final não seja dos melhores.

Gênero: Comédia Romântica
Duração: 77 min.
Origem: França
Direção: Sophie Lellouche
Roteiro: Sophie Lellouche
Distribuidora: Vinny Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
X Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário