segunda-feira, 29 de julho de 2013

Filme de Segunda 116

Os Amantes Passageiros


Almodóvar é sempre Almodóvar. É fácil reconhecer um filme do diretor espanhol, mesmo o trabalho não sendo o que se chama de filme de diretor. Os Amantes Passageiros marca o retorno de Pedro Almodóvar desde o excelente e perturbador A Pele que Habito, de 2011. São trabalhos completamente diferentes. Enquanto um propõe uma trama envolvente, pesada e surpreendente, o mais recente longa é uma comédia escrachada, com piadas bobas e personagens caricatos.

Figurinhas carimbadas em filmes de Almodóvar, Antonio Banderas e Penélope Cruz aqui fazem uma participação especial, papeis pequenos que acabam sendo definitivos para o destino dos passageiros do voo onde se passa o filme inteiro.

Devido a um problema mecânico, o avião não consegue aterrizar, criando a expectativa de morte eminente aos personagens. Dentro disso, Almodóvar cria um cenário surreal, com uma comissão de bordo completamente desregulada (e hilária), passageiros excêntricos (e que se conhecem sabemos lá de onde), além de uma falta de pudor sexual que apimenta o clima de Os Amantes Passageiros.

Não se trata de um Pedro Almodóvar que faz pensar, que choca em tramas bem costuradas. Se trata de alguém que resolve gozar com a humanidade, recriando o planeta Terra em escala reduzida, dentro de um avião. O mérito de Os Amantes Passageiros é conseguir ser escrachado e fácil, e mesmo assim ser uma deliciosa comédia.

Amodóvar pra rir, e não para chocar. 

Gênero: Comédia
Duração: 90 min.
Origem: Espanha
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 16 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário