segunda-feira, 15 de julho de 2013

Filme de Segunda 114

Antes da Meia-Noite

Há 18 anos o jovem americano Jesse conhecia a charmosa francesinha Celine em um trem que cruzava a Europa. Os dois decidiram se conhecer melhor e desceram numa romântica Viena, para viver uma das grandes histórias de amor do cinema. A primeira percepção é de um meloso clichê cinematográfico. Não é, e quem assistiu Antes da Meia-Noite, em 1995, sabe disso e provavelmente - como eu - nutre um imenso carinho por esse casal. Ainda mais quando, nove anos depois, eles voltaram às telonas, com os mesmos atores, o mesmo diretor, a mesma magia, só que mais velhos, com suas vidas tendo tomado rumos diferentes. Em 2004, no excelente Antes do Amanhecer, o casal parecia ter dado um ponto final no romance, e na franquia. Parecia.

Quando li, dois anos atrás, que o diretor Richard Linklater e os dois atores Julie Delpy e Ethan Hawke voltariam a trabalhar em um novo roteiro e filmar um terceiro filme, desconfiei. Os dois primeiros da série são muito bons, será que um novo filme manteria o nível? Mais um vez, nove anos depois, o cinema volta a contar a história de Jesse e Celine e, para a felicidade de todos, eles estão juntos e o filme é ótimo.


Um dos grandes méritos da trilogia é a apropriação dos personagens pelos atores. Julie Delpy e Ethan Hawke. Os dois ajudam a escrever o roteiro e muito do realismo, da intimidade, do feeling dos personagens passa pela mão desses talentosos atores.

Em Antes da Meia-Noite volta o diálogo denso do segundo filme e a conquista amorosa do primeiro. Em pouquíssimas e longas cenas, Jesse e Celine refletem sobre as decisões e rumo das suas vidas nos últimos anos, o casamento, os filhos etc. Em um longo dia de férias na casa de alguns amigos, na Grécia, o casal se conhece e reconhece. Há um jogo de reconquista. Mais um capítulo encantador da história desse casal. Seria o último? Ainda tenho minhas dúvidas.

Gênero: Drama, Romance
Duração: 108 min.
Origem: EUA, Grécia
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Julie Delpy, Ethan Hawke
Distribuidora: Diamond Films
Censura: 12 anos
Ano: 2013



Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário