segunda-feira, 1 de julho de 2013

Filme de Segunda 113

Faroeste Caboclo


Com todo respeito ao trabalho de Antônio Carlos da Fontoura, diretor de Somos Tão Jovens, mas René Sampaio de certa forma vingou a obra de Renato Russo. Se o primeiro filmou uma cinebiografia completamente comum sobre o líder da Legião Urbana, o segundo utilizou umas das letras mais emblemáticas escritas por Renato para fazer um grande trabalho cinematográfico. René Sampaio, em sua versão para Faroeste Caboclo, segue a tendência dos últimos anos em que, invariavelmente, diretores estreiam com bons filmes.

Como qualquer versão, Faroeste Caboclo não segue passo a passo o que conta (e canta) Renato Russo. O diretor e os roteiristas Marcos Bernstein e Victor Atherino trataram de modificar detalhes que tornam a obra mais crível e dramática. Um exemplo é a midiatização do confronto final entre João de Santo Cristo e Jeremias, sem "câmeras de TV que filmavam tudo ali" e nem sequer o "povo a aplaudir". Por outro lado, deixa de lado todo um contexto político no Brasil em meados dos anos de 1970.

A escolha por Fabrício Boliveira para ser o protagonista é um dos maiores méritos da produção. O jovem e desconhecido ator faz um grande trabalho no papel do anti-herói João de Santo Cristo. Caso fosse alguém consagrado, como Lázaro Ramos, concentraria muito os holofotes em um personagem e diminuiria o valor da obra. Boliveira faz excelente par com Ísis Valverde, e divide as atenções com os ótimos Jeremias (Filip Abib), Pablo (Cesar Trancoso), além do policial corrupto vivido por Antônio Calloni.

Faroeste Caboclo faz referências ao antigo cinema de western, que enriquecem o trabalho de René Sampaio. As cenas de violência tornam o filme pesado em alguns momentos, porém ajuda no contexto geral da história de Santo Cristo. Outro ponto alto é a quase perfeita Brasília dos anos 70, assim como o sertão da infância do protagonista.

Temos aqui, sem dúvida, um filme não só para quem gosta de Legião Urbana e do Renato Russo, mas acima de tudo para quem gosta de cinema e de um bom filme.

Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Origem: Brasil
Direção: René Sampaio
Roteiro: Marcos Bernstein e Victor Atherino
Distribuidora: -
Censura: 16 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário