segunda-feira, 18 de março de 2013

Filme de Segunda 104

A Busca


Vez ou outra assistirmos a um grande filme nacional fruto de um cineasta debutando em longas metragens. Infelizmente, por falta de apoio e patrocínio, a sequência do trabalho acaba não sendo constante. Luciano Moura é mais um que tem uma grande estreia na direção e no roteiro de A Busca, um drama familiar com pitadas de suspense e andamento de um road movie.

Pouco antes de completar 15 anos, Pedro foge de casa. As cenas iniciais deixam muito claro o distanciamento entre o jovem e seus pais, recém separados. O título é completamente ilustrativo, mas vai um pouco além. Não trata apenas da busca física por Pedro, mas sim uma busca que também é sentimental, é de conhecimento é de um melhor relacionamento entre pai, mãe e filho.

Wagner Moura é o protagonista, seu personagem carrega o filme nas costa. Porém, não no sentido de que o resto seja ruim, mas ele que é muito bom. Moura se coloca entre os grandes do cinema nacional, já tem uma carreira consolidada, baseada em todos os méritos de um excelente artista.

Theo sai no encalço de seu filho Pedro, rastreando e refazendo os passos do jovem. Nada em A Busca é por acaso. Cada cena traz um significado e contribui para o andamento do filme. Desde quando ele mostra uma foto de Pedro mais jovem ao senhor que atravessou o menino na balça, e Theo parece que se dá conta que seu filho cresceu apenas quando o homem afirma que ele está muito diferente da foto. Ou quando encontra outros jovens na estrada e pergunta se por acaso viram Pedro, eles indagam: "Você perdeu seu filho?"

A Busca tem algumas cenas lindíssimas e emocionantes, que coroam todo o trabalho. Um exemplo é quando Theo, médico, ajuda a fazer um parto de uma jovem, na beira de um rio, à noite. A participação especial na cena que fecha o filme, com Lima Duarte, é algo de precioso.

Temos aqui um filme para se prestar atenção, com um drama complexo, longe de ser raso, porém com sensibilidade para atingir a todos os públicos. Que o nome e o cartaz de Wagner Moura ajude a trazer grande bilheteria a este belo filme.

Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Origem: Brasil
Direção: Luciano Moura 
Roteiro: Luciano Moura e Elena Soarez
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2012


Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário