segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Filme de Segunda 99

Meu País


Quem vê, não diz que Meu País é o primeiro longa metragem do diretor André Ristum. Um filme pensado quadro a quadro, de muito silêncio, atuações seguras, câmera no ombro e sempre muito próxima dos atores. Meu País fala de recomeço e reencontro, de maneira bonita e delicada.

O filme é nacional, mas tem cara de europeu. Reflexo da biografia do diretor. Ristum é nascido em Roma, criado em Londres e paulistano por opção. Fã do diretor italiano Nanni Moretti, o diretor usa aqui todas suas referências de cinema europeu para fazer um trabalho que não é comum no Brasil. Porém, mesmo não sendo comum por aqui, não quer dizer que Meu País não tenha uma identidade nacional.

Quem conduz a história é o personagem de Rodrigo Santoro, o Marcos. Ele vive há alguns anos em Roma, tem família e negócios por lá. Com a morte do seu pai, volta ao Brasil para rever seus familiares, principalmente seu único irmão, o caçula Tiago (Cauã Reymond). Tiago é um playboy viciado em jogo que está levando a empresa da família à falência.

Marcos chega ao Brasil com a responsabilidade de salvar a empresa, administra a herança do seu pai e regular seu irmão, ameaçado de morte por um agiota. Em meio a isso, está sua esposa italiana, que vem ao país junto com ele, e uma descoberta que vai mudar a história daquela família. Seu pai tem uma filha fora do casamento (Débora Falabella), uma menina de 24 anos com deficiência intelectual, internada em uma clínica.

Meu País tem tudo para seu um filme pesado. O argumento apresenta uma história com um drama familiar indigesto, que poderia se estender por horas e horas de filme. Mas Ristum alivia a barra, resolve tudo muito bem em 90 minutos. Conta de forma delicada o recomeço dessa família, conseguindo emocionar o espectador, não transformando ninguém em inimigo ou herói. São apenas seres humanos, com suas qualidades, seus defeitos e suas histórias.

Temos aqui mais um belo exemplar de filme nacional.

Gênero: Drama
Duração: 90 min.
Origem: Brasil
Direção: André Ristum
Roteiro: André Ristum, Octávio Scopelletti, Marco Dutra
Distribuidora: Imovision
Censura: 12 anos
Ano: 2010
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário