segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Filme de Segunda 100

O Lado Bom da Vida


Fico feliz de chegar ao Filme de Segunda número 100. Este não é o último, afinal semana que vem terá o centésimo primeiro, depois o centésimo segundo etc. Mas o centésimo tem seu simbolismo. Um número redondo, expressivo, que premia uma certa regularidade que a tanto custo mantenho aqui no PoA Geral. Não é fácil. Mas é muito legal.

Que bom que, justamente nessa centésima edição, tenho a oportunidade de falar de um belo filme. Um bonito romance em meio a recuperação de pacientes psiquiátricos. O diretor David O. Russell (O Vencedor, 2010) nos conta a história de Pat Solatano (Bradley Cooper), uma cara bipolar que está deixando a clínica de recuperação para ficar sob a custódia de sua mãe. Pat não consegue superar o fim do seu casamento e tem eventuais ataques de raiva.

Em O Lado Bom da Vida também vemos os dois lados do amor. Primeiro aquele que é doentio, que não faz bem, que causa confusão e mais uma série de coisas ruim. Depois aquele que constrói, ajuda, põe as coisas em seu devido lugar - ou o mais próximo disso.

Para que esses dois amores aconteçam, Russell aposta no brilho de Bradley Cooper e Jannifer Lawrence. Os dois atores fazem um trabalho de irretocável talento. O roteiro permite bons diálogos, com tiradas rápidas, peso dramático e humor fino. A encantadora Lawrence é Tiffany, uma jovem também em processo de recuperação, que perdeu o marido de forma trágica. Ela acaba sendo apresentada à Pat por alguns amigos em comum. A relação entre os dois começa conturbada, mas aos poucos vão se afinando, selando um pacto de ajuda mútua. A partir daí a história deslancha.
O elenco de apoio que Russell chamou para O Lado Bom da Vida traz nada menos que Robert De Niro, Chris Tucker, entre outros. Um pessoal que ajuda muito, acaba sendo determinante para o sucesso do filme. Apesar do bom trabalho da dupla de protagonistas, algumas das melhores cenas são em grupo, como no momento da última aposta, em que praticamente todos falam ao mesmo tempo.

O Lado Bom da Vida se disfarça de comédia romântica, mas é um romance consistente, com um drama sério, de uma temática importante. O filme todo caminha rumo a um climax muito gratificante, que reconforta o espectador e deixa, ao final de tudo, um clima leve, mesmo sabendo que todos aqueles problemas persistem, mas agora (como os meus, os seus...) é mais fácil viver com eles.

Em 2013, o filme é indicado ao Oscar de Melhor Filme, Diretor, Ator (Bradley Cooper), Atriz (Jennifer Lawrence), Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Atriz Coadjuvante (Jacki Weaver), Roteiro Adaptado e Edição. Além de levar o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia ou Musical (Jennifer Lawrence).

Gênero: Drama
Duração: 122 min.
Origem: EUA
Direção: David O. Russell
Roteiro: David O. Russell
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2012
Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário