segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Filme de Segunda 97

As Aventuras de Pi


Baseado no livro A Vida de Pi, de Yann Martel, o filme dirigido pelo chinês Ang Lee é uma obra de arte visual. Poucas coisas são tão belas de se assistir em uma sala de cinema. Praticamente todo gravado dentro de um estúdio, é quase imperceptível a diferença do real para o digital. As Aventuras de Pi é um relado encantador.

Piscine Molitor Patel é indiano, filho de um dono de um grande zoológico, que ganhou esse nome em homenagem a uma famosa piscina pública de Londres, onde seu tio alega ter dado o melhor mergulho de sua vida. Na infância, sofria com a trocadilho que seus colegas faziam com seu nome, pois Piscine tem um som muito parecido a uma palavra equivalente a xixi. O garoto então decidiu que ia decorar todo os algarismo do número Pi, para legitimar o apelido e passar a ser respeitado.

Esta é só uma das façanhas desse cara incomum, que dá conselhos com a moral de um velho sábio e conta história como se fosse um experiente pescador. Quando era adolescente, sua família decidiu se mudar para os Estados Unidos. Na viajem, o navio naufragou. Pi foi o único sobrevivente, ele passou incontáveis meses à deriva no Oceano Pacífico. No bote salva-vidas, eram sua companhia um orangotango, uma zebra com a perna quebrada, uma hiena e um tigre de bengala. O tigre, aliás, é uma das peças principais do filme, e um grande acerto. É impressionante a sua veracidade.

O filme é narrado pelo próprio Pi. Ele está contando sua história a um escritor que pretende publicá-la. O fato de existir um narrador simplifica a cronologia da trama e torna As Aventuras de Pi um trabalho que facilmente encanta o público. Ang Lee faz do narrador um elo com o espectador, assim faz com que todos os símbolos sejam mais compreensíveis.

As Aventuras de Pi é uma viajem ao inacreditável. De fato, uma aventura que, só pode ser real na cabeça e na sentença de cada um. Não percam a oportunidade de assistir a versão 3D. Só não vá pensando que é só imagem e efeito especial. A montagem, apesar de simples, retrata uma história bem bolada, um roteiro adaptado com sucesso e atores e animações de um excelente trabalho.

Não é de graça que As Aventuras de Pi  está indicado a 11 categorias no Oscar 2013.

Gênero: Drama
Duração: 1290 min.
Origem: EUA
Direção: Ang Lee
Roteiro: David Magee
Distribuidora: Fox Filmes
Censura: livre
Ano: 2012
Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário