segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Filme de Segunda 89

Antes de começar a falar sobre o filme de hoje, comunico aos leitores do PoA Geral que, infelizmente, não contamos mais com os textos da Jackeline Moraes, que desde 2011 vinha contribuindo de 15 em 15 dias aqui no Filme de Segunda. É uma pena! Este blog deseja muito sucesso e se põe sempre de portas abertas. Valeu, Jacke!!

Precisamos Falar sobre Kevin

Nem sempre conseguimos assistir a tudo que é lançado. Ou melhor, nunca conseguimos. Por isso, às vezes, temos que dar uma segurada nas novidades e partir para alguns lançamentos mais antigos. Como o filme de Lynne Ramsay, lançado em 2011, baseado no livro de mesmo nome: Precisamos falar sobre Kevin. Confesso que guardava grande expectativa, e acabei um pouco decepcionado.

Não que o filme seja ruim. Mas eu esperava outra coisa, esperava algo mais objetivo, menos rebuscado. No livro, Eva troca cartas com o ex-marido, e nelas examina o passado e busca entender os motivos para que seu filho, Kevin, tenha se tornado um assassino frio. Estamos falando daqueles casos típicos americanos, em que um jovem entra numa escola e mata quem aparecer pela frente.

No cinema, Eva é brilhantemente interpretada por Tilda Swinton. A atriz faz uma quarentona que vive entre o remorso e o esforço de ser uma mãe aparentemente feliz e dedicada, o que nem sempre é possível. A expressão de Swinton é sofrida, dá peso ao filme, e ajuda a arrastar a trama.

É justamente o trabalho dos atores que salva Precisamos falar sobre Kevin. Ezra Muller, que recentemente me encantou junto com todo elenco de As vantagens de se invisível, faz justamente o Kevin adolescente, um jovem aparentemente comum, porém transtornado, capaz de fazer o que fez sem motivo aparente.

A diretora Lynne Ramsay opta por construir a história através de recortes, aparentemente sob a perspectiva de Eva. Portanto, o filme não segue uma ordem cronológica, ele vai e vem na trama e revela tudo aos poucos, de forma lenta, muitas vezes arrastada. O peso do roteiro, a antipatia dos personagens e a forma como tudo é contado, praticamente sem nenhuma ação, contribui para que Precisamos falar sobre Kevin seja menos que que poderia ser.

Gênero: Drama
Duração: 110 min.
Origem: EUA, Reino Unido
Direção: Lynne Ramsay
Roteiro: Lynne Ramsay e Rory Kinnear
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: livre
Ano: 2011

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Um comentário:

  1. É verdade, fui assistir esse filme com altas expectativas, e acabei meio frustrada. Exceto pela atuação do elenco. Assisti as vantagens de ser invisivel, mas nao havia me dado conta que o ator era o mesmo dete filme. Fiquei pensando "Da onde conheço esse guri?". Baita ator, ainda ouviremos falar mto dele. Abraço

    ResponderExcluir