sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Seleção de Mano sente o peso da insegurança e da indefinição

O Brasil não jogou bem, nesta sexta, contra a África do Sul, no Morumbi. Venceu por 1 a 0, suado. Suor e vitória que não vale tanto quanto valeria em um jogo de campeonato, daqueles que se avança somando pontos. A Seleção de Manos Menzes precisa avançar na sua concepção de equipe de futebol, jogando bola e, daí a importância, vencendo para adquirir confiança.

A Seleção Brasileira tem muito o que provar ainda, precisa adquirir a confiança da torcida. As vaias de hoje, e nos treinos durante a semana, são o sinal da falta de credibilidade de Neymar e cia. Mas a garotada precisa de crédito, precisa da paciência da torcida. Afinal de contas, quando Hulk fez o gol do jogo, no segundo tempo, a coisa ficou bem mais fácil, a África do Sul ficou bem menor e a gurizada passou a jogar com mais leveza, trocando bola com naturalidade.

Se da torcida a Seleção espera um pouco mais de paciência, de seu treinador ela precisa de sequência, filosofia de jogo, entrosamento. Esta é a hora, depois de muitos testes, de Mano Menezes começar a trabalhar com um time fixo, com menos mudanças.

Outro fator importante são os adversários. É hora, sim, de enfrentar adversários mais fracos. Aquilo que os críticos chamam de amistosos caça-niqueis. O time precisa de mecânica de jogo e confiança, o que é mais fácil de começar a adquirir vencendo times mais modestos. O nível de exigência precisa aumentar gradativamente. Obviamente que não temos time para enfrentar as grandes seleções, ainda. Mas temos potencial. Afinal, a safra é boa, ao contrário do que muitos afirmam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário