segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Filme de Segunda 80

Como na semana passada a Jackeline também escreveu sobre O Cavaleiro das Trevas Ressurge, e na postagem dela já tem o trailer do filme, aproveito esse Filme de Segunda n° 80 para colocar um vídeo muito bom sobre esse encerramento de Batman - além, claro, de escrever a minha versão. É um vídeo feito pelo site Omelete, que responde questões importantes sobre filme, mas com spoilers.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Se alguém se dispusesse a fazer um cálculo matemático, calculando proporcionalmente o tamanho da expectativa criada sobre O Cavaleiro das Trevas Ressurge  em relação ao nível de satisfação de quem assistiu, tenho certeza que o filme que fecha essa excelente trilogia de Batman sairia ganhando. É difícil encontrar por aí um terceiro filme de franquia que agrade público, crítica e fãs (de cinema, de quadrinhos, do herói...).

São pouco mais de três horas de filme. O espectador não sente, não cansa, e quando acaba, quer mais. E isto já é uma prova quase que definitiva do sucesso de O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Filmes muito longos correm o risco de serem chatos, como é, em alguns momentos, o próprio Batman Begins, de 2005, que abre a franquia.

E este novo filme, fecha? Com certeza fecha um ciclo. Chisthoper Nolan amarrou muito bem os três filmes, fazendo com que a trilogia tivesse uma unidade inconfundível. É uma trama com início, meio e fim muito claros. Assim como é clara a fresta que, inteligentemente, Nolan e os produtores deixam para uma continuação. Nada escancarado e obrigatório, mas esta lá, caso um dia alguém queira partir daquele ponto. Caso não queira, a franquia está muito bem fechada e explicada.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um acerto atrás do outro. Pouco há de se dizer que vá contra o trabalho de Chistopher Nolan e sua equipe. O trabalho dos atores é algo espetacular. Chistian Bale faz um Batman muito crível, muito humano, assim como todo universo Gotan que o filme retrata. O vilão de Ton Hardy, o Bane, é aterrorizante. Funciona muito, a construção de personagem é exitosa, a começar pela voz imponente e o olhar que intimida.

Todo o restante do elenco tem espaço para brilhar, e todo mundo tem seu momento. O importância dramática de Michael Caine e seu Alfred, é comovente. As participações de Anne Hathaway e Joseph Gordon-Levitt como Mulher-Gato e Robin, respectivamente, são excelentes. Funcionam como uma espécie de sugestão aos personagens dos quadrinhos, pois em nenhum momento assumem a identidade de tais, mas atuam como se fossem, o que já basta. Não só basta como contribui com a verdade do universo Batman de Nolan, que sempre faz o possível para evitar o mundo fantástico.

Atenção: caso não tenha assistido ao filme, não assista ao vídeo, pois contém spoilers!!!



Gênero: Ação
Duração: 165 min.
Origem: EUA, Reino Unido
Direção: Chistopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan e Jonathan Nolan
Distribuidora: Não definida
Censura: 12 anos
Ano: 2012

Classificação PoA Geral 
X Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário