segunda-feira, 30 de julho de 2012

Filme de Segunda 78

E aí... comeu?

Não precisamos de muitos parágrafos para falar da comédia E aí... comeu?. Nem o filme precisaria de tanto tempo para se explicar. Os 104 minutos que o diretor Felipe Joffily utilizou para contar a história, dá e sobra. E aí... comeu? não é a "primeira comédia verdadeira sobre o amor", como ostenta o cartaz publicitário do filme. É uma comédia totalmente sustentada pelo papo de boteco de três amigos. Só isso.
O roteiro é baseado no texto e na peça homônima de Marcelo Rubens Paiva, sucesso nos anos 90. O próprio Marcelo assina o roteiro, junto com o Lusa Silvestre (roteiro do ótimo Estômago, de 2007). Estes dois são os principais responsáveis pelos melhores momentos do filme. É inegável que E aí... comeu? tem bons diálogos, que acabam resultando em situações engraçadas. Se dá boas risadas, sem dúvida, e muito disso tem ligação direta com a linguagem popular de botequim, invariavelmente machista e folclórico.

E é machista porque é a versão dos homens. A narrativa d' E aí... comeu?  parte das histórias do Marcos Palmeiras, o casado que desconfia da esposa, Bruno Mazzeo, o divorciado arrependido e  de Emilio Orciollo Netto, um playboy, solteiro, em busca de uma namorada.

O filme é repleto de clichês. É totalmente previsível e não deve ser levado a sério. Entendido isso: ok, vamos assistir e rir. Funciona. Mas é o tipo de projeto que tem todas as ferramentas para ser bem melhor. Há cenas descartáveis, que além de não ajudarem no andamento do filme, atrapalham, porque são de mal gosto. Me refiro aos dois "flashbacks" em que o personagem de Marcos Palmeiras aparece conversando com o público e explicando o sexo oral e como se comporta a mulher frígida.

Há também personagens mal explorados, como as meninas da mesa ao lado onde sempre ficam os três protagonistas. Ali tinha uma fresta que o diretor e o roteiro acabaram não embarcando, mesmo tendo rolando uma boa química entre os personagens que eram, a princípio, antagonistas.

Confesso que aquele desfecho a lá comédia romântica não me convenceu muito. Foge um pouco da fanfarronice a que se propões E aí... comeu?. Fora isso, e alguns outro problemas que impedem que o filme seja melhor que aquilo que pode ser, o elenco é um destaque agradável - mesmo que o Bruno Mazzeo pareça eternamente numa esquete do Cilada -, a começar pelo Seu Jorge até as mulheres, todas muito bem escolhidas e com trabalhos justificados.

Não espere a verdade absoluta sobre o amor, se enxergo numa conversa entre amigos e dê algumas risadas com E aí... comeu?.

Gênero: Comédia
Duração: 104 min.
Origem: Brasil
Direção: Felipe Joffily
Roteiro: Marcelo Rubens Paiva e Lusa Silvestre
Distribuidora: Downtown Filmes, Paris Filmes, RioFilme
Censura: 14 anos
Ano: 2012
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
X Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário