segunda-feira, 9 de julho de 2012

Filme de Segunda 75

Footloose 2011
Jackeline Moraes

Um filme pra família é o Footloose 2011, remake do original de 1984. O musical dançante aborda questões vividas por adolescente e contesta a autoridade dos pais sobre as escolhas dos filhos. O filme pode não ser uma obra, mas conquista seu lugar no Filme de Segunda pela simpatia.

Assim como no filme da década de oitenta, o Footloose lançado no ano passado trata da rebeldia saudável. Rebeldia das ideias, das amarras e não das drogas, do sexo e do rock’n roll. Do amor pela dança e dos temores e conflitos adolescentes.

Ren é um garoto da cidade grande que chega a uma pequena cidade ao sul dos Estados Unidos para se hospedar com os tios. A adaptação não é muito fácil, tendo em vista uma comunidade protestante e totalmente sob as leis do pastor. Que literalmente delibera questões na política da cidade, como proibir danças em público. Após algumas aventuras e encrencas arrumadas pela filha do pastor-ditador, o moço Ren não só fica falado na cidade, como resolve armar um motim entre os jovens para mudar a lei contra os remelexos.

O filme é bem familiar, politicamente correto e longe das babaquices adolescentes americanas. Também é bem morninho, não tem muita ação ou aventura, inclusive, não há nem muita música neste musical (?). Mas os atores convencem (alguns) e o enredo é bem enlaçado. Acredito que o único grave erro deste longa é a época em que ele é vivido. Certamente, em 1984 era bem mais fácil encontrar cidades onde as decisões administrativas eram tomadas desta forma. Porém, em 2012, jovens serem proibidos de dançar? Realmente, é um pouco difícil de engolir, mas viva a fantasia e o nosso querido Filme de Segunda, Footloose.

Gênero: Musical 
Duração: 113 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Craig Brewer
Roteiro: Jon Hartmere e Craig Brewer
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Censura: 10 anos
Ano: 2011


Classificação PoA Geral (Por Jackeline Moraes)
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário