segunda-feira, 2 de julho de 2012

Filme de Segunda 74

Para Roma, com Amor

A turnê européia de Woody Allen é um achado para o cinema. O cineasta nova-iorquino tem nos brindado com filmes deliciosos, situados em cidades maravilhosas. É assim, mais uma vez, com Para Roma, com Amor. A cidades italiana é palco para três histórias paralelas, que acontecem ao mesmo tempo, na mesma cidade, mas tomam rumos totalmente independentes.

O nomes talvez seja autoexplicativo. Allen faz de seu filme uma grande propaganda turística de Roma. Como muito fez de NY, como fez de Barcelona, como fez de Paris. A cidade vira um personagem vivo no roteiro de Woody Allen. As ruas, a boemia, a arquitetura, o trânsito, as características do povo, tudo que envolve a aura de uma cidade influencia na vida dos protagonistas - que, em sua maioria, não são de Roma.

Se fosse "Para Woody Allen, com Amor", não seria um exagero. Dá pra dizer que estamos diante de um grande besteirol com grife. O que parece pejorativo quando se trata de Woody Allen, mas minha intenção não é ser pejorativo. O novo filme de Allen é absolutamente descompromissado, de uma leveza que só quem não precisa provar mais nada conseguiria fazer.

Para Roma, com Amor é um grande pretexto para o cineasta encaixar uma série de piadas muito boas. O filme não chega a decolar, as histórias não empolgam muito e a certa altura o andamento fica um tanto chato, porém, quando menos se espera, entra uma cena hilária e o público cai na gargalhada.
O elenco é espetacular. Conta com nomes como Ellen Page, Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin e Roberto Benigni. Todos muito corretos, mas ninguém se destaca tanto quanto o próprio Woody Allen, que volta a atuar depois de seis anos. Allen rouba a cena, faz papel dele mesmo e é responsável por algumas das melhores cenas.

É mais um daqueles filmes de sair do cinema e correr pra fazer as malas e viajar. Ah, se a vida fosse um filme de Woody Allen...

Gênero: Comédia 
Duração: 107 min.
Origem: Estados Unidos, Espanha Itália
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2012

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário