segunda-feira, 23 de abril de 2012

Filme de Segunda 65

Raul - O início, o fim e o meio
Comentei semana passada aqui no PoA Geral que o documentário sobre a vida de Raul Seixas já tinha estreado no eixo Rio/São Paulo e estava prestes a chegar aos demais cinemas do Brasil, inclusive em Porto Alegre. E o filme chegou na capital gaúcha. Fui assistir no sábado.

O documentário tem a direção de Walter Carvalho e co-direção de Mocarzel e Leonardo Gudel. Estes três, e o restante da equipe que trabalhou no filme, fizeram um belíssimo trabalho. Raul - O início, o fim e o meio aborda vida e obra de Raulzito sem nem pensar em ser chapa branca, sem nem pensar em falar só do lado bom da história.

Walter Carvalho vai na raiz, desde o amigo de infância que, com 14 anos, já bebia e fumava com Raul enquanto conheciam o rock vindo dos EUA, até a mulher que cuidou do cantor nos seus últimos dias de vida em um apartamento em São Paulo. Ao todo, 94 pessoas foram entrevistadas, totalizando algo em torno de 400 horas de material.
Sem dúvida, Raul Seixas ganhou uma obra cinematográfica à altura de sua importância e talento. Raul - O início, o fim e o meio é resultado de um esforço de produção muito competente. A equipe foi até os EUA entrevistas ex-mulheres e filhas e até Genebra, na Suíça, para entrevistar Paulo Coelho. Aliás, na Suíça, aconteceu durante as filmagens um fato curioso. Enquanto Paulo dava seu depoimento, uma mosca rondava o escritor com insistência. O ex-parceiro de Raul comentou que nunca tinha visto moscas em Genebra.

O documentário beira o politicamente incorreto, mas não erra o tom. Walter Carvalho não fica constrangido em abordar a Sociedade Alternativa e a magia negra, com trechos rápidos de sacrifícios de animais, nem de filmar a criação de galos de briga de Sérgio Sampaio, um dos grandes parceiros de Raul em composições.

A montagem, a cronologia da história, a confronto entre alguns depoimentos, o cuidado em buscar material de arquivo inédito, que não se acha na internet. O filme de Walter Carvalho dificilmente pode ser batido por alguma cinebiografia com atores interpretando a rica história de Raul Seixas.

O maior mito do rock nacional aparece nu e cru na tela do cinema. Conhecemos um artista completo e complexo, daqueles que nasceram unica e exclusivamente para uma coisa: fazer arte. E sua arte era a música. Seu personagem: Raul Seixas. 

Gênero: Documentário
Duração: 120 min.
Origem: Brasil
Direção: Walter Carvalho
Roteiro: Leonardo Gudel
Distribuidora: Paramount Pictures
Censura: 12 anos
Ano: 2010

Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário