segunda-feira, 9 de abril de 2012

Filme de Segunda 63

127 Horas

Danny Boyle é diretor de filmes notáveis. Sua filmografia é de respeito, longas como o Trainspotting, de 1996, e Quem quer ser um milionário?, vencedor do Oscar de melhor filme em 2008 pesam no currículo do diretor.

127 Horas, lançado em 2010 e com várias indicações ao Oscar no ano seguinte, com certeza já az parte desses filmes que chamam atenção na filmografia de Boyle. É o tipo de produção que foge a linha de Hollywood, pois tem poucos personagens, nenhum par romântico, nenhum grande vilão, nenhum grande herói, um cenário monótono. Assim são contadas essas 127 horas da vida de Aron Ralston, um jovem alpinista, interpretado por James Franco.

Mas ao contrário do que possa parecer, 127 Horas não é um filme chato. Ele se compensa.

Aron Ralston partiu para mais uma aventura sozinho e sem contar para ninguém naquele abril de 2003. Foi fazer um passeio pelo cânion Bluejohn, no estado de Utah, nos EUA. Não contava com uma pedra em falso, que lhe rendeu uma queda em uma fenda do cânion, deixando seu braço direito trancado e esmagado em uma rocha.

Nessa cinebiografia que conta a história de como Ralston sobreviveu por cinco dias preso, machucado, com pouca água, com pouca alimentação e pouca exposição ao sol, quem brilha é James Franco, interpretação que lhe rendeu indicação ao Oscar. 127 Horas mescla cenas da câmera pessoal do personagem de Franco, que documenta tudo, e imagens das câmeras de Boyle.

O filme caminha num clima meio confessionário, de monólogos com a câmera. Para não perder o espectador, Danny Boyle opta por uma montagem de cortes secos, alternando momentos intensos com uma trilha sonora bem pra cima, de muito bom gosto.

A expectativa em torno do desfecho da história gira em saber como Aron vai se livrar daquela situação que certamente o levará à morte. Para ser mais direto: quando ele vai decidir se livrar para então protagonizar uma das cenas mais fortes do cinema.

Em 127 Horas, Aron Ralston é vilão e herói de si mesmo e a fotografia maravilhosa dos cânions americanos compensa qualquer monotonia de ficar cinco dias parado no mesmo lugar afinando um canivete péssimo fabricado na China.


Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Origem: EUA e Reino Unido
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy e Danny Boyle
Distribuidora: Fox Film
Censura: 16 anos
Ano: 2010


Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário