sábado, 28 de abril de 2012

Desinformação e preconceito no cotidiano

Preconceitos surgem pela falta de informação e educação. Às vezes são coisas simples, do cotiano. Muitas vezes não percebemos e/ou até cometemos, afinal todos temos nossos preconceitos. Alguns mais graves, outros muito bestas, de explicação pífia e completamente particular. Um exemplo: não gostar da Xuxa por achar que ela tem um pacto com o diabo. Ora. Vamos aos fatos. Mas não que eu goste de Xuxa, pelo contrário. Só que certas coisas não tem como deixar passar.

Aqui na rua de casa, na esquina, tem daqueles mini-mercados que quebram o galho durante a semana. Como tem em quase qualquer rua. Ali trabalham uma senhora e seu filho, uma rapaz que tem por volta de 30 anos. Ambos são gente finíssima, simpáticos, trabalhadores. Tocam bem o negócio. São religiosos, não sei exatamente se católicos ou evangélicos (hum... preconceito e desinformação da minha parte?).

No final da tarde, invariavelmente, algumas carinhas carimbadas aqui do entorno param ali para bater papo, tomar café da tarde e conversar com a senhora e seu filho. Todos, pelo que percebo, da mesma religião. Na tarde deste sábado passei ali para comprar uma ou outra coisa e pesquei a conversa. Falavam da Xuxa: "Vi na internet um vídeo da Xuxa cantando uma música de louvor e fazendo o sinal do capeta no fanal", disse o primeiro, em tom indignado. O outro, de trás do caixa, enquanto me atendia, respondeu surpreso "Sério? Mas será que não é montagem?". A resposta foi taxativa: "Não sei, não parece. Tu sabe que a Xuxa tem pacto com o demo, né?", "É, dizem que ela tem um pacto com o demo..."

Fui embora, ouvi até ali. A cena descrita não me era estranha, o sinal também não. O google ajudou a minha memória e a confirmar minha tese. A Xuxa apenas está dizendo "amo você" na linguagem de libras. Simples, e nada satânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário