segunda-feira, 19 de março de 2012

Filme de Segunda 60

Poder sem limites
Está aberta a porteira. O diretor estreante no cinema, Josh Trank, é o responsável por quebrar uma regra do cinema nos últimos anos. O filme Poder sem limites é um daqueles falsos documentários (ou mockumentaries), mas com uma diferença: não é um filme de terror ou de suspense. O longa é um filme de ação, que "documenta" a história de três adolescentes que adquirem superpoderes.

Não sou nada fã do gênero. Sinto falta de um roteiro melhor elaborado, sinto falta de mais personagens, sinto falta de uma fotografia melhor trabalhada. É raro um falso documentário me pegar. Poder sem limites é mais um dos filmes que não me ganhou. Mas tenho certeza que tem tudo para ganhar aqueles que gostam do gênero.

O filme de Josh Trank começa com Andrew Detmer (Dane DeHaan) filmando seu complicado cotidiano. Um cara tímido, que não tem amigos na escola, tem problemas de relacionamento com o pai e uma mãe doente em casa, que morre aos poucos em cima de uma cama sem ter dinheiro para comprar seus remédios.

Por algum motivo, o primo mais próximo de Andrew o leva à uma festa. É nessa festa que ele, o primo e mais um amigo acham um estranho buraco numa mata fechada na redondezas, de onde uma luz esquisita é emitida. É depois de entrar em contato com essa estranha radiação que os rapazes descobrem seus poderes telepáticos.

Tem um momento jackass forte no filme, quando os três, agora amigos inseparáveis, brincam em público com seus poderes. Após a descoberta e o aprimoramento das técnicas, o longa passa a nos mostrar os conflitos entre os amigos e os problemas que surgem a partir dos poderes.

Poder sem limites tem um ótimo argumento, uma história com início, meio e fim bem elaborados. Mas o formato é equivocado, poderia ser melhor explorado com alguns milhões a mais no orçamento. Entretanto, Poder sem limites é uma nova possibilidade para o futuro dos falsos documentários. Algo que não pode ser desconsiderado.

Gênero: Falso documentário, ação, drama
Duração: 83 min.
Origem: Reino Unido e EUA
Direção: Josh Trank
Roteiro: Max Landis e Josh Trank
Distribuidora: Fox Film do Brasil
Censura: 10 anos
Ano: 2012
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
X Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário