segunda-feira, 5 de março de 2012

Filme de Segunda 58

O Artista

Quando me caiu a ficha, confesso ter me emocionado. Não com o filme propriamente dito, mas muito mais com o contexto. Nunca imaginei que um dia estaria dentro de uma sessão lotada de cinema, em pleno 2012, numa era de grandes blockbusters em 3D, assistindo a um filme mudo e preto e branco. O mais incrível é que eu não estava sozinho ali. Talvez, não fosse o Oscar há uma semana, metade daquelas pessoas não estaria no cinema para ver O Artista. Aí, tenho certeza, o encanto não seria tão forte.

O filme do diretor Michel Hazanavicius é um "engana bobo". Tem tudo para ser chato, afinal quem está acostumado com filmes de 100 minutos sem uma palavra ou cor? Pois O Artista é exatamente o contrário. É uma comédia romântica com desdobres clichês, mas num formato corajoso e, podemos dizer (70 anos deoius do cinema mudo), inovador. Não é de graça que o filme de Hazanavicius empilhou premiações nos principais festivais do mundo, tais como BAFTA, Cannes, Globo de Ouro e Oscar.

A história se passa entre 1927 e 1932, quando o astro do cinema mudo, George Valentin, vai do auge ao fundo do poço. Valentin se recusa a entrar na nova industria de filmes falados e decide seguir fazendo cinema mudo, mas também como produtor e diretor. Enquanto isso, uma fã apaixonada pelo astro, que começou trabalhando nos filmes de George Valentin, estoura como a grande atriz do novo cinema.
A atuação do casal protagonista é impecável. Tanto o Jean Dujardin quanto a encantadora Berénice Bejo tem a desafio de interpretar como se tivessem há décadas do século XXI. É um trabalho que fica distante do sutil, fica carregado na caricatura, pois gesticular, fazer caras e bocas, passa a ser essencial.

Ir ao cinema assistir ao filme de Michel Hazanavicius é um experiência única por enquanto. Digo por enquanto porque talvez se produzam a partir de agora filmes no mesmo formato. Mas garanto que não será fácil chegar ao nível de O Artista, um dramalhão envolvente e uma comédia divertida que faz, antes de qualquer coisa, uma homenagem ao cinema.

Gênero: Comédia, Drama
Duração: 100 min.
Origem: Estados Unidos e França
Direção: Michel Hazanavicius 
Roteiro: Michel Hazanavicius
Distribuidora: Paris Filmes 
Censura: livre
Ano: 2011
Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário