sábado, 10 de março de 2012

A alteração dos critérios de promoção de oficiais na BM

Fabio Fialho Martins*

Foi aprovado na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (06/03), um estranho projeto de lei, que foi enviado pelo governador do estado do RS, Tarso Genro, que tem a intenção de partidarizar a Brigada Militar do estado.

Os grandes cargos da BM (Major e Tenente-Coronel) eram nomeados conforme sua antiguidade na casa, seus cursos e suas condecorações como oficial da BM. Conforme seus méritos, eles iam acumulando pontos para uma futura promoção. Outro fator que ajuda para essa promoção, é uma nota subjetiva (leia-se: Nota Política) que faz com que pessoas do governo deem pontos para os policiais, mas a pontuação era muito baixa, ainda valia mais à pena estudar para conseguir uma promoção.

Com a PL 448 enviada, estranhamente em regime de urgência, e aprovada SOMENTE pela base aliada do estado, a brigada militar passará a perder seus méritos honrosos e passará a ser uma brigada política, pois a lei prevê um aumento de 450% de aumento no peso da nota subjetiva.

Como o projeto foi enviado com regime de urgência, nem os deputados aliados ao governador, nem a oposição, tiveram tempo hábil para conversar com os policiais e cidadãos para ver se esse projeto é ou não aceitável pela própria classe.

Estranho como um projeto que não é nem discutido com a própria base aliada do governo é aprovado, mesmo com a própria brigada militar sendo contra essa Lei.

Você tem o direito de fazer o bem de todos, escolha bem seus candidatos nas próximas eleições, você nunca sabe quando será afetado por eles.

*Estudante de jornalismo

*Este artigo, especificamente, não representa a opinião do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário